Nação Guarani e Legislação Educacionais no Panorama Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai

Visualizar/ Abrir
Data
2018-11-26Autor
Costa, Rayane Pereira Guimarães
Brighenti, Clovis Antonio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Pelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência. At first we offer the school education to the Guarani Nation in the context of Its cross-
border territoriality encompassing Argentina, Brazil and Paraguay. Based on bibliographical,
documentary and ethnographic research, we found each National State develops a specific educational
policy, neither considering population dynamics nor international legislation. In spite of the refusal of
this type of school, the Guarani seeks to manage it in their favor, as a mechanism of resistance Por el presente alisamos la oferta de la educación escolar a la Nación Guaraní en el
contexto de su territorialidad transfronteriza abarcando Argentina, Brasil y Paraguay. A partir de
investigación bibliográfica, documental y etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional
desarrolla una política educativa específica, no considerando la dinámica de la población ni la
legislación internacional. En cuanto a la negativa a ese tipo de escuela, los guaraní buscan manejarla a
su favor, como mecanismo de resistencia