• português (Brasil)
    • español
    • English
  • español 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • UNILA | Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • BDTCC1 - Graduação
  • TCC - História - Licenciatura
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O que aconteceu com as pessoas? A ditadura nos livros didáticos de História

Thumbnail
Ver/
Trabalho de Conclusão de Curso (233.8Kb)
Ata de defesa (397.2Kb)
Fecha
2018-11-23
Autor
Silva, Rogério Anderson da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a participação de civis na abordagem da última ditadura brasileira em livros didáticos de História, que circularam no país durante o final do regime e nas primeiras décadas do século XXI. O objetivo é refletir sobre a construção de memórias sobre o período e suas implicações na atualidade, tomando como referência os estudos de Elizabeth Jelin, Michael Pollack e Jörn Rüsen sobre memória, trauma, luto e perdão. Destaca-se que as narrativas que ocultam a participação da sociedade civil durante a última ditadura brasileira escondem os traumas que permanecem latentes na sociedade atual. Com isso, nega-se aos sujeitos, vítimas e algozes, a possibilidade realizar um “luto histórico”, onde poderiam reconhecer o passado traumático como parte de sua própria história ou identidade.
 
This article presents the results obtained from a research about the involvement of civilians in the approach of last Brazilian dictatorship in high school history textbooks that circulated in the country during the end of the regime and in the first decades of the 21 st century. The objective is to reflect upon the memory construction about the period and its implications these days, based on the studies of Elizabeth Jelin, Michael Pollack and Jörn Rüsen about memory, trauma, mourning and forgiveness. It is important to stand out that the narratives that conceal the participation of civil society during the last Brazilian dictatorship hide the traumas that remain latent in today's society. In this way, victims and executioners are denied the possibility of "historical mourning", where they could recognize the traumatic past as part of their own history or identity
 
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/4233
Colecciones
  • TCC - História - Licenciatura

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV