Listar Trabalho publicado em Evento por título
Mostrando ítems 49-56 de 56
-
¿Quiénes permitieron la transición?: una mirada desde las opiniones de estudiantes Chilenos
(Even3, 2018-01-15)Fueron más de tres millones de chilenos los que, mediante su voto, dijeron “no” al régimen de Augusto Pinochet, poniendo fin a los años de Dictadura. Por ello, la Transición a la Democracia es uno de los procesos ... -
O RAP como meio para a construção de consciência histórica: debates a respeito de caminhos que viabilizem a aplicação dos Estudos da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas
(Even3, 2018-01-15)Ao longo da História, o Brasil tem assumido compromissos internacionais para o combate ao racismo e à discriminação, tais como a Convenção Relativa a Luta contra a Discriminação no campo do Ensino adotada pela Conferência ... -
Recepção cinematográfica em situação escolar no ensino/aprendizagem de história
(Even3, 2018-01-15)O objetivo deste texto é debater o processo de recepção e compreensão de narrativas cinematográficas por estudantes da Educação Básica em situação específica de sala de aula. Tomando por base as proposições de Roland ... -
Revisitando o passado: a elaboração de uma sala memorial e os 60 anos do Colégio João XXIII de Maringá
(Even3, 2018-01-15)O PIBID História-Sede, da Universidade Estadual de Maringá, atuante no Colégio Estadual João XXIII Ensino Fundamental, Médio e Técnico, localizado na Vila Operária, na cidade de Maringá – PR, do ano de 2014 a 2016, buscou ... -
Temporalidade e aprendizagem Histórica nas propostas curriculares para o ensino Médio no Brasil
(Even3, 2018-01-15)Este texto é um recorte da dissertação de mestrado Orientação temporal e formação da consciência histórica: estudo de caso em propostas curriculares para o Ensino Médio. O objetivo principal da investigação foi identificar ... -
Uso de fontes em aulas de História e conciência histórica: encaminhamentos e discussões teóricas
(Even3, 2018-01-15)Este trabalho apresenta os encaminhamentos de uma pesquisa iniciada no curso de graduação em História na Universidade Estadual de Londrina, e prossegue como parte das discussões que estão sendo realizadas no Mestrado do ... -
O uso didático das Histórias em Quadrinhos no ensino de história nas questoes de diversidade
(Even3, 2018-01-15)A pesquisa esta vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Diversidade. O presente projeto busca por meio de textos da escrita da história e dos autores da ... -
Uso do Teatro no ensino de história: uma prática construtiva de conhecimento através da arte
(Even3, 2018-01-15)Ensinar o conteúdo de História simplesmente com fatos e datas, sem desenvolver a criticidade dos alunos torna o ensino com uma função apenas reprodutiva e irreflexiva. Como professores, devemos ressignificar a prática ...