Pós-estruturalismo em Relações Internacionais: uma proposta subversiva de análise do mundo contemporâneo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018-09-29

Autores

Mesquista Júnior, Kleber

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente artigo apresenta a análise de alguns conceitos fundamentais das Relações Internacionais com o amparo da literatura pós-estruturalista. O objetivo é identificar alguns parâmetros de análise para a teoria internacional. Inicialmente, faz-se uma apresentação da origem e pensamento pós-estruturalistas, de modo a elucidar alguns pontos da lógica utilizada por seus autores. Em seguida, é apresentada uma análise do Estado, da soberania e da anarquia, termos correntes na teoria internacional. Posteriormente, desenvolve-se uma discussão sobre a guerra, apresentando como a mudança no estatuto do saber no mundo contemporâneo gerou novas práticas de conflito. Por fim, faz-se uma breve análise dos direitos humanos, seu discurso e utilização ante a guerra e porquê estão destinados ao seu fim.

Abstract

Descrição

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso na Pós-Graduação (especialização) em Relações Internacionais Contemporâneas da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA)

Palavras-chave

Pós-estruturalismo, Relações Internacionais

Citação

MESQUITA JUNIOR, Kleber. Pós-estruturalismo em Relações Internacionais: uma proposta subversiva de análise do mundo contemporâneo. 2018. 19 p. Artigo científico (Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Foz do Iguaçu, 2018.