Contação de histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu.

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2015

Autores

Santos, Kelen Cristina Benjamim

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Através de Contação de histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu pretende-se salientar que a viabilidade e a concretude de uma pesquisa-ação de contação de histórias permitirá ao aluno conhecimentos pessoais e para a vida toda. Portanto, neste trabalho, o objetivo principal é evidenciar a importância de formação de leitores através da oralidade, na performance ao indivíduo acrescentar valores a partir da história contada, sendo esta que lhe permite construir suas experiências coletivamente, de modo que através da convivência com a leitura venha à tona o sujeito leitor. Trata-se de uma pesquisa-ação que buscou aliar o prazer da leitura à busca de novos conhecimentos sobre a diversidade cultural do Brasil, pois a lenda advém da cultura indígena brasileira. Como parte dessa proposta foi apresentada como estratégia de contação, uma performance recriando através do objeto sensações que o olho não somente leia mais olhe envolvidos por gestos através de um lenço de pano, atividade em que os alunos da Escola Municipal Adele Zanotto Scalco participaram, colaborando com esta pesquisa.
A través de la narración como una contribución a la formación de lectores: una representación de la leyenda de las Cataratas del Iguazú, se pretende señalar que la viabilidad y la concreción de una investigación-acción del cuento de historias permitirá al estudiante conocimientos personales para toda la vida. Por lo tanto, en este trabajo, el objetivo principal es poner de relieve la importancia de la formación de lectores por medio de la oralidad, de la performance, al individuo anãdir valores de la historia que se cuenta, que es lo que le permite construir sus experiencias colectivamente, de manera que a través de la convivencia con la lectura, se ponga a muestra el sujeto lector. Se trata de una investigación-acción que pretende combinar el placer de la lectura, de la búsqueda de nuevos conocimientos acerca de la diversidad cultural de Brasil, pues la leyenda viene de la cultura indígena brasileña. Como parte de esta propuesta fue presentada como una estrategia de narración de cuentos, un espectáculo que recrea, a través del objeto que el ojo no sólo lea pero mire, rodeados de gestos a través de un pañuelo de tela, actividad en la que participaron alumnos de la Escuela Adele Zanotto Scalco,en colaboración con esta investigación.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Letras, Artes e Mediação Cultural. Orientadora: Prof. Dra. Francisca Paula Soares Maia.

Palavras-chave

Contação de histórias, Formação de leitor

Citação

SANTOS, Kelen Cristina Benjamim. Contação de história como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu. 2015. 92 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras, Artes e Mediação Cultural) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2015.