O canto como ferramenta no aprendizado da pronúncia do português falado no Brasil
Carregando...
Data
2017-12-31
Autores
Rocha, Jeanne
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Revista Philologus
Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência e apresentar dados do primeiro semestre da ação de extensão que se desenvolve no Curso de Graduação em Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em que participaram alunos de outros cursos de graduação e pós-graduação desta instituição e pessoas da comunidade externa, todos hispanofalantes, oriundos de quatro países da América do Sul. O projeto propõe acolher estrangeiros que vivem no entorno de Foz do Iguaçu, Paraná, inseri-los ao convívio social, auxiliando-os na comunicação em português, amenizando o impacto da convivência em ambiente multicultural e linguístico, como é o caso da UNILA, na tríplice fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. Numa abordagem interdisciplinar entre música e linguística aplicada toma-se o canto e a fonética como ferramentas neste processo de ensino-aprendizagem de línguas, costumes e culturas destes povos. Ao longo da ação, foram estudados os sons fonéticos do português brasileiro e do espanhol falado na América Latina, aplicando o Alfabeto Fonético Internacional e elementos de fonética articulatória, observando as principais características que distinguem estas línguas coirmãs. Também foram aplicadas técnicas vocais, como, relaxamento e alongamento corporal, treinamento da emissão vocal com foco no apoio respiratório, a percepção da afinação e do ritmo musical, a dicção de sons fonéticos do texto cantado, tudo isso praticado em repertórios nacionais mais conhecidos na Hispano-América, em parte, escolhidos pelos participantes. Com base em Luciene Bassols Brisolara (2016), Thais Cristófaro Silva (2010; 2011) e Jeanne Maria Gomes da Rocha (2013), os dados vêm da análise da pronúncia de “Minha Canção”, versão brasileira adaptada pelo compositor Chico Buarque.
Abstract
Descrição
Artigo comunicado na XII Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (JNLFLP), organizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, na UNILA, em 6 de novembro de 2017.
Palavras-chave
Canto - fonética, Hispanofalantes, Hispano-América
Citação
Rocha, J. O canto como ferramenta no aprendizado da pronúncia do português falado no Brasil. Revista Philologus, Ano 23, Nº 69. Rio de Janeiro: CIFEFIL, set./dez. 2017. p. 1050-1063.