O ensino de química abordando as controvérsias do método científico

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Data

2014-10

Autores

Muller, Regiane
Vercesi, Diego Francisco Reichenbach
Matsumoto, Flávio Massao

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Editor

Unila

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar como as concepções acerca do método científico no ensino básico influenciam no aprendizado de química por estudantes da educação básica. Para isso, foi elaborada uma unidade didática aplicada em uma turma de primeiro ano do ensino médio em um colégio da rede pública. Apresentamos aos alunos conteúdos de ligas metálicas de modo a desconstruir o chamado método empírico-indutivista, numa abordagem histórico-filosófica da ciência, com a exposição dos problemas com o referido método. Para a constituição de dados, foram aplicados questionários para comparação das concepções dos alunos antes e depois das aulas. A análise desses dados nos levou a percepção de que o ensino de química se utilizando das controvérsias acerca do método empírico-indutivista contribuiu com um melhor entendimento por parte dos estudantes dos conteúdos de ciências e do trabalho científico

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Educação, Ensino de química, Método Científico

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