O diálogo cosmopolito entre língua e literatura espanhola
Resumo
Muitos pesquisadores já escreveram sobre a integração entre ensino de língua estrangeira com a
literatura. É possível observar que, por mais que exista uma separação entre essas duas áreas, a
literatura não pode ser pensada distante da língua, bem como a língua não pode ser trabalhada longe
da literatura. Dessa maneira, esta pesquisa visa investigar a utilização do texto literário/literatura em
aulas de Língua Espanhola, no ensino superior. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica em
acervos físicos e virtuais sobre o conceito de literatura e de línguas, sobre a utilização da primeira
em aulas de língua estrangeira. Para o desenvolvimento desta pesquisa, baseamonos em teóricos
que abordam o assunto, dentre estes: Bloom (2000), Borba (1972), Cuq e Gruca (2002), García
Berrio (1994), Jakobson (1969), Kiparsky (1972), Marconi (1990), Mariz (2007), Mendoza Fillola
(2004), Vigner (2001) e outros. Observamos que os resultados encontrados confirmam a eficácia do
texto literário no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Espanhola, uma vez que
contribui não somente para o desenvolvimento da compreensão leitora, mas também das outras
destrezas, e da competência cultural