• português (Brasil)
    • español
    • English
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • Ver item
  •   Página inicial
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Resumo de evento (102.0Kb)
Data
2016-08
Autor
Magalhães, Suellen Mayara
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma atividade pedagógica e cultural que há mais de 30 anos demonstra sua importância para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, da solidariedade e da leitura crítica entre seus participantes, por meio da aprendizagem dialógica (FLECHA, 1997). Considerando os princípios da TLD, e seu sucesso no ensino da língua materna, surgiu a ideia de implantála no contexto do ensino de espanhol como língua estrangeira. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar a aplicabilidade da TLD como alternativa prática para o professor de línguas estrangeiras acolher e problematizar, a existência de identidades múltiplas, fragmentadas e contraditórias em sala de aula e investigar como essa atividade promove a negociação de identidades, de forma a entender o envolvimento dos aprendizes na línguaalvo, sem deixar de lado uma visão crítica de mundo. A pesquisa se deu em uma turma de espanhol avançado em um campus do IFB, na qual as aulas foram divididas em 2 horas de aula e 2 horas de tertúlia. No início do semestre os alunos receberam uma lista de livros em espanhol e um deles foi escolhido para leitura (Cien años de soledad – Gabriel García Marquez), através da votação. A cada encontro, a professora gravou em áudio a tertúlia, e ao final foram feitas entrevistas com os alunos, uma em duplas e outra com todos reunidos. A análise dos registros sugere que os alunos se engajaram mais com práticas da línguaalvo e ganharam oportunidades de reflexão crítica sobre questões da vida social
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/2451
Collections
  • Hispanistas - Artigos científicos

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoData do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV