Mostrar registro simples

dc.contributor.authorOliveira, Raabe Costa Alves
dc.date.accessioned2017-09-19T14:18:21Z
dc.date.available2017-09-19T14:18:21Z
dc.date.issued2016-08
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/2404
dc.descriptionIX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016pt_BR
dc.description.abstractEsta comunicação é um relato de uma experiência que é fruto de um trabalho realizado há, pelo menos um ano, pelos docentes de espanhol língua estrangeira (E/LE) do IFRJ e tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho, executada no ensino de E/LE no IFRJ, baseada no estudo do gênero notícia. Para sua elaboração partimos dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2000), sobre gêneros de discurso, apresentados por ele como tipos relativamente estáveis e enunciados, orais ou escritos. Compreendemos, ainda de acordo com os estudos do autor, a língua como fenômeno sócio- histórico, a partir da interação verbal. Consideramos também o exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira para o Ensino Médio (2000) e nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Espanhol (2006), os quais realçam que o ensino da LE deve contribuir para o exercício da cidadania. Assim, nosso trabalho iniciouse com a apresentação de alguns conceitos sobre nossa visão de ensino de línguas e como continuação elaboramos algumas atividades para mostrar aos estudantes como se constituíam os diferentes gêneros de discurso e sua natureza históricosocial. A partir daí, inserimos o gênero notícia e utilizamos tarefas que tratavam suas características composicionais. Para finalizar esse estudo os alunos produziram tal gênero. É importante dizer que no decorrer de nosso trabalho, que ainda está em curso, observamos que quando nos baseamos nessa compreensão de ensino, oferecemos situações que favorecem e estimulam a compreensão do papel dessa língua estrangeira no contexto das atividades profissionais e pessoais dos estudantespt_BR
dc.description.sponsorshipUNILA­-UNIOESTEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNILApt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGênero notíciapt_BR
dc.subjectEnsino de espanholpt_BR
dc.titleO Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursivapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples