• português (Brasil)
    • español
    • English
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • español
    • English
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • Ver item
  •   Página inicial
  • UNILA | Eventos
  • Congresso Brasileiro de Hispanistas
  • Hispanistas - Artigos científicos
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Resumo de evento (104.9Kb)
Data
2016-08
Autor
Oliveira, Raabe Costa Alves
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta comunicação é um relato de uma experiência que é fruto de um trabalho realizado há, pelo menos um ano, pelos docentes de espanhol língua estrangeira (E/LE) do IFRJ e tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho, executada no ensino de E/LE no IFRJ, baseada no estudo do gênero notícia. Para sua elaboração partimos dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2000), sobre gêneros de discurso, apresentados por ele como tipos relativamente estáveis e enunciados, orais ou escritos. Compreendemos, ainda de acordo com os estudos do autor, a língua como fenômeno sócio- histórico, a partir da interação verbal. Consideramos também o exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira para o Ensino Médio (2000) e nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Espanhol (2006), os quais realçam que o ensino da LE deve contribuir para o exercício da cidadania. Assim, nosso trabalho iniciouse com a apresentação de alguns conceitos sobre nossa visão de ensino de línguas e como continuação elaboramos algumas atividades para mostrar aos estudantes como se constituíam os diferentes gêneros de discurso e sua natureza históricosocial. A partir daí, inserimos o gênero notícia e utilizamos tarefas que tratavam suas características composicionais. Para finalizar esse estudo os alunos produziram tal gênero. É importante dizer que no decorrer de nosso trabalho, que ainda está em curso, observamos que quando nos baseamos nessa compreensão de ensino, oferecemos situações que favorecem e estimulam a compreensão do papel dessa língua estrangeira no contexto das atividades profissionais e pessoais dos estudantes
URI
http://dspace.unila.edu.br/123456789/2404
Collections
  • Hispanistas - Artigos científicos

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoData do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV