O perfil sociolinguístico de pais, docentes e alunos da escola Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto, de Dionísio Cerqueira/SC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-08

Autores

Teis, Denize Terezinha

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esse trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa sociolinguística realizada com professores, pais e alunos do ensino fundamental 1 (primeiro e segundo ciclos), da Escola de Educação Básica Dr. Theodureto Faria Souto, localizada no município brasileiro de Dionísio Cerqueira/SC que faz fronteira com a Argentina. A referida instituição de ensino participa, desde 2005, do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Verificaramse, por meio de entrevistas, as experiências de contato com a língua espanhola, com o portunhol e com a alternância de código entre o português e o espanhol, bem como o uso dessas formas linguísticas pelos sujeitos pesquisados. Os dados da pesquisa permitem concluir que é usual e frequente a interação entre brasileiros e argentinos na fronteira de Bernardo Irigoyen e Dionísio Cerqueira. Tais situações de contato demandam conhecimentos linguísticos acerca da língua espanhola e portuguesa por brasileiros e argentinos, respectivamente. Isso reforça a pertinência de um programa como o PEIF para garantir a aquisição da língua espanhola como L2, de modo que seu ensinoaprendizagem ocorra de maneira a promover o respeito à diversidade linguística e cultural da fronteira, bem como reforçar a prática do bilinguismo comum nessas localidades

Descrição

IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016

Palavras-chave

Escola Dr. Theodureto Carlos de Farias Souto, Dionísio Cerqueira - SC - Brasil

Citação