Search
Now showing items 1-8 of 8
O Gênero notícia e o ensino de espanhol sob uma perspectiva discursiva
(UNILA, 2016-08)
Esta comunicação é um relato de uma experiência que é fruto de um trabalho realizado há, pelo
menos um ano, pelos docentes de espanhol língua estrangeira (E/LE) do IFRJ e tem como objetivo
apresentar uma proposta de ...
O quadro do ensino de espanhol como língua estrangeira no estado de Pernambuco 11 anos após a lei de obrigatoriedade
(UNILA, 2016-08)
Este trabalho visa apresentar um diagnóstico da situação do ensino de espanhol no estado de
Pernambuco, 11 anos após a aprovação da lei 11.161/2005 que postula a obrigatoriedade de oferta
de ensino de língua espanhola ...
Acolhendo identidades no ensino de espanhol como língua estrangeira através da Tertúlia Literária Dialógica
(UNILA, 2016-08)
A Tertúlia Literária Dialógica (TLD) é uma atividade pedagógica e cultural que há mais de 30 anos
demonstra sua importância para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, da solidariedade e da
leitura crítica entre seus ...
A tradução literária no ensino de espanhol como língua estrangeira através de microcontos
(UNILA, 2016-08)
A tradução se insere em um contexto moderno de ensino de línguas que as entende principalmente
como veículo de comunicação e de cultura, e que procura conciliar a proficiência com a reflexão
linguística (CAMPBELL, 1998; ...
Aprender espanhol com literatura: Um encontro cultural na leitura de contos por graduandos em Letras
(2016-08)
A Literatura pode ser uma ferramenta no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) que
apoiará a aprendizagem do idioma, considerando o encontro cultural, linguístico e social que se dá
por meio de uma nova língua. ...
Literatura e outras manifestações culturais no ensino de espanhol como língua adicional (E/LA)
(2016-08)
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre o trabalho com a literatura e
outras manifestações culturais nas aulas de espanhol como língua adicional na UNILA –
Universidade Federal da Integração ...
O trabalho (in)visível do professor de E/LE da escola básica no estágio supervisionado dos Cursos de Licenciatura em Letras
(2016-08)
Pouco (ou nunca) se discute, no âmbito dos estudos que tratam da formação docente, sobre os
aspectos que constituem o trabalho do professor em atuação na escola básica que recebe estagiário
dos cursos de Licenciatura. ...
A encruzilhada das relativas não estândar entre o espanhol (E) e português brasileiro(PB) e seus efeitos sobre a aprendizagem de ELE por brasileiros
(2016-08)
Ainda que a formação das construções relativas seja semelhante no espanhol (E) e no português
brasileiro (PB), o uso das relativas restritivas não estândar parece ser diferente. No E, por um lado,
é bastante comum a ...