Contação de Histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu
Carregando...
Data
2016
Autores
Santos, Kelen Cristina Benjamim
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A pesquisa intitulada contação de histórias pode ser uma contribuição para a
formação de leitores? O tema em questão visa discutir e mostrar a importância da
contação de histórias para o leitor ouvinte, ou seja, aqueles alunos que “leem com os
ouvidos” e que esses alunos adquira a vontade de “ler com os olhos”. Neste trabalho, o
objetivo principal é evidenciar a importância de formação de leitores através da orali-
dade, na performance ao indivíduo acrescentar valores e experiências coletivamente,
de modo que através da convivência com a leitura venha à tona o sujeito leitor. Para
desenvolver esse trabalho de performance e contação de histórias contamos com a me-
todologia e performance da contação da lenda das cataratas, a exemplo da importân-
cia dessa lenda na mediação cultural. A performance foi realizada em escola munici-
pal de Foz do Iguaçu, nas series de ensino fundamental. Para coletar os dados dessa
pesquisa foram aplicados questionários aos alunos e educadores para saber os efeitos
da performance da Lenda das Cataratas do Iguaçu. Objetivou verificar alguns efeitos
das narrativas orais, ou seja, dos possíveis decorrentes da contação de histórias para a
formação de alunos-leitores, e descobrir se e como o desempenho do professor durante
a contação de histórias influencia o interesse do aluno em ler outros livros. Essa pes-
quisa mostrou que a contação de histórias pode ser utilizada como um despertar em
relação aqueles que leem pouco ou não leem livros.
Abstract
Descrição
Artigo apresentado no II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Naiconal de Linguística e Filologia, realizaedo pela Universidade Veiga de Almeida na cidade do Rio de Janeiro, de 29 de agosto a 02 de setembro de 2016 -
Em homenagem a Ferdinand de Saussure
Palavras-chave
Contação de histórias, Formação de leitor
Citação
SANTOS, Kelen Cristina Benjamim. Contação de Histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das Cataratas do Iguaçu. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida, 2016. p. 65-77