Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarmo, Eduardo do
dc.contributor.authorSantos, Marcos de Abreu dos
dc.date.accessioned2017-05-22T15:15:03Z
dc.date.available2017-05-22T15:15:03Z
dc.date.issued2016
dc.identifier.citationSANTOS, M. A,. Modelagem Matemática como Ferramenta de Ensino. 2016.00. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa de Pós – Graduação Lato Sensu de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais – Ensino Fundamental - 6o ao 9o ano da Universidade Federal da Integração Latino- Americana. 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/1756
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática. Orientador: Prof. Dr. Eduardo do Carmo.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Ensino Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula e a perspectiva de Modelagem de (BIEMBENGUT & HEIN, 2005), principal referencial teórico-bibliográfico dessa pesquisa. Nossa metodologia de pesquisa qualitativa contempla a sugestão de uma Atividade de Modelagem Matemática ao tema voltado para estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental: A Planta Baixa de uma Casa. As Considerações Finais do nosso trabalho apontam que o desenvolvimento de Atividades de Modelagem Matemática contribui para o repensar de um ensino voltado para uma aprendizagem diferenciada, motivadora, situada, interessante e com significados reais para os estudantes, além de fomentar nesses estudantes uma formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study that addresses the practice of Mathematical Modeling, designed in Mathematics Education perspective. Initially, we present some mathematical modeling concepts, highlighting some considerations for the mathematics classroom and the prospect Modeling (BIEMBENGUT & HEIN, 2005), the main theoretical and bibliographic references of our research. Our qualitative research methodology includes the suggestion of a Modeling Activity Mathematics the subject aimed at students of the 9th grade of elementary school: The Floor Plan of a house. The Final Remarks of our study show that the development of mathematical modeling activities contributes to the rethinking of a targeted education for differentiated learning, motivating, located, interesting and real meaning for students, and encourage these students a comprehensive training their social, cultural, critical and relational.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação - ensino de matemáticapt_BR
dc.titleModelagem matemática como ferramenta de ensinopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples