Nuevas sonoridades de la voz popular: usos no convencionales de la voz em las canciones populares em América Latina
Carregando...
Data
2016
Autores
Mideros Valencia, Jénnifer Sofía
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Nuevas sonoridades de la voz popular: usos
no convencionales de la voz en las canciones populares en América Latina
Este trabalho pretende apresentar um estudo da diversidade de recursos vocais não convencionais nas interpretações de canções populares latino-americanas no século XXI, sempre colocando a voz como protagonista de estas novas sonoridades. Exporemos quais são as influencias musicais más importantes desde o ponto de vista interpretativo vocal, quais são estes recursos não convencionais na voz, e estudaremos os casos de três intérpretes que estão influenciando y tem sido influenciadas na incursão de estas sonoridades vocais não convencionais em repertórios consagrados e nas composições atuais: Duo Las Añez e Badi Assad. Por isso, neste trabalho pretendemos ressaltar a importância da voz como instrumento sonoro musical que também pode prescindir das palavras como meio de transmissão de sensações e o papel do cantor na modernização das interpretações vocais em gêneros musicais na canção popular.
Este trabalho pretende apresentar um estudo da diversidade de recursos vocais não convencionais nas interpretações de canções populares latino-americanas no século XXI, sempre colocando a voz como protagonista de estas novas sonoridades. Exporemos quais são as influencias musicais más importantes desde o ponto de vista interpretativo vocal, quais são estes recursos não convencionais na voz, e estudaremos os casos de três intérpretes que estão influenciando y tem sido influenciadas na incursão de estas sonoridades vocais não convencionais em repertórios consagrados e nas composições atuais: Duo Las Añez e Badi Assad. Por isso, neste trabalho pretendemos ressaltar a importância da voz como instrumento sonoro musical que também pode prescindir das palavras como meio de transmissão de sensações e o papel do cantor na modernização das interpretações vocais em gêneros musicais na canção popular.
Este trabalho pretende apresentar um estudo da diversidade de recursos vocais não convencionais nas interpretações de canções populares latino-americanas no século XXI, sempre colocando a voz como protagonista de estas novas sonoridades. Exporemos quais são as influencias musicais más importantes desde o ponto de vista interpretativo vocal, quais são estes recursos não convencionais na voz, e estudaremos os casos de três intérpretes que estão influenciando y tem sido influenciadas na incursão de estas sonoridades vocais não convencionais em repertórios consagrados e nas composições atuais: Duo Las Añez e Badi Assad. Por isso, neste trabalho pretendemos ressaltar a importância da voz como instrumento sonoro musical que também pode prescindir das palavras como meio de transmissão de sensações e o papel do cantor na modernização das interpretações vocais em gêneros musicais na canção popular.
Este trabalho pretende apresentar um estudo da diversidade de recursos vocais não convencionais nas interpretações de canções populares latino-americanas no século XXI, sempre colocando a voz como protagonista de estas novas sonoridades. Exporemos quais são as influencias musicais más importantes desde o ponto de vista interpretativo vocal, quais são estes recursos não convencionais na voz, e estudaremos os casos de três intérpretes que estão influenciando y tem sido influenciadas na incursão de estas sonoridades vocais não convencionais em repertórios consagrados e nas composições atuais: Duo Las Añez e Badi Assad. Por isso, neste trabalho pretendemos ressaltar a importância da voz como instrumento sonoro musical que também pode prescindir das palavras como meio de transmissão de sensações e o papel do cantor na modernização das interpretações vocais em gêneros musicais na canção popular.
Abstract
Descrição
Trabajo de Conclusión de Curso
presentado al Instituto Latinoamericano
de Arte, Cultura e Historia de la
Universidad Federal de la Integración
Latinoamericana, como requisito parcial
para la obtención del título de Licenciado
en Prácticas Interpretativas – Canto. Orientadora: Analía Chernarsky
Palavras-chave
Recursos vocales, Canto popular - América Latina
Citação
MIDEROS VALENCIA, Jennifer Sofía. Nuevas sonoridades de la voz popular: usos
no convencionales de la voz en las canciones populares en América Latina. 2016. 55p. Trabajo de Conclusión de Curso de la Licenciatura en Prácticas Interpretativas - Canto del Curso de Música de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana, Foz do Iguaçu, 2016.