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    • Atividades lúdicas no ensino de ciências para alunos da educação especial 

      Melo, Bruna Moreira de (2015-12-04)
      O ensino para alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido desafiador para todos os agentes envolvidos na escola, uma vez que o processo de ensinar a esses alunos vai muito além do processo de ...
    • Ciência Lúdica para Estudantes do Ensino do Médio 

      DALEC, A (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)
      A ciência procura compreender eventos existentes na natureza e no universo que muitas vezes fazem parte de nosso cotidiano (ALVES,2000). É indispensável que as experiências de cada indivíduo, mesmo que estas o levem a ...
    • Colocando as mãos (e o conhecimento) na massa: uso de massa de modelar como atividade lúdica no ensino de Biologia Celular 

      Carvalho, Poliana de S.; Silva, Edneide Maria F. da; Pinheiro, Tamaris G. (Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018)
      Nos últimos anos tem crescido as discussões de educadores e pesquisadores, sobre a busca por novos métodos e propostas de ensino. Para Santos et al. (2011) o aumento desses métodos e pesquisas visam superar o modelo ...
    • Ensino dos números de forma lúdica: Bingo de Decimais 

      Veronese, Jéssica Fernandes; Pagel, Aline Roberta; Cruzetta, Jackson Galvão; Thomé, João Antonio Francisconi Lubanco (Unila, 2014-10)
      Este trabalho tem por objetivo fazer um relato da experiência da aplicação do jogo bingo de decimais com110 estudantes de três turmas do 7° ano do Colégio Estadual Santa Cândida – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, ...
    • Experiência do ensino-aprendizagem de frações 

      Gomes, Eloá Lendzion; Mitsuuchi, Jéssica Tomiko Araújo; Coser, Ivanir Luiza (Unila, 2014-10)
      De acordo com pesquisas e estudos acerca do ensino-aprendizado do conteúdo de Frações nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observou-se grandes dificuldades na sua compreensão e contextualização em sala de aula. Desta ...
    • Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino 

      Wiertel, Willian Jhonatan (2016)
      O objetivo geral é analisar gamificação como solução no processo de ensino. Os objetivos específicos são compreender a gamificação no processo de ensino e demonstrar ferramenta pedagógica gamificada interdisciplinar. A ...
    • O uso do ludíco com ferramenta de avaliação para alunos com transtornos globais 

      Moreira, Hesro Jhony; Brito, Bharbara Stella Cordeiro; Silva, Rodrigo Pedroso; Paiva, Pablo Henrique Eduardo Nazário de (Unila, 2014-10)
      O ensino progride de acordo com a sua época em questão, da mesma maneira que as necessidades dos alunos têm se especializado. Para que seja possível atender seus respectivos problemas é necessário inovar as metodologias ...
    • A validação da ludicidade como estratégia metodológica ao ensino da tabela periódica 

      Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça; Dorval, Deise; Weit, Claudia Daiane (Proex/Unila, 2017)
      O uso de recursos didáticos como ferramenta pedagógica associada a ludicidade, torna o ensino mais prazeroso aos alunos. Nesta perspectiva, os jogos lúdicos, surgem como uma alternativa, pois possibilitam o trabalho em ...