Listar por título
Mostrando ítems 5741-5760 de 6888
-
"¿A Qué Saben los Saberes?" - Memória e Mediação Cultural na Mesa do Migrante
(2022)Este trabalho é uma celebração aos saberes, sabores, memórias e relações com o comer em um contexto migratório. Apresenta uma breve discussão sobre a alimentação como valor cultural que pode ser resgatado e acessado através ... -
¿Quién y qué determina la producción científica en el área de Ecología en BrasilL?
(2019-12-10)La Cienciometría investiga los procesos de productividad y calidad de la Ciencia como disciplina. Para esto, utiliza indicadores de producción e impacto con la finalidad de obtener comparaciones, relaciones y tendencias a ... -
¿Quiénes permitieron la transición?: una mirada desde las opiniones de estudiantes Chilenos
(Even3, 2018-01-15)Fueron más de tres millones de chilenos los que, mediante su voto, dijeron “no” al régimen de Augusto Pinochet, poniendo fin a los años de Dictadura. Por ello, la Transición a la Democracia es uno de los procesos ... -
A Química Ambiental e sua Relação com a Agricultura como Ferramenta de Mitigação do Potencial Poluidor de Subproduto gerado por Biodigestão Anaeróbia
(2022)O Brasil é um país com grande potencial no setor agropecuário e isso reflete em aspectos econômicos, sociais e ambientais. Nesse viés a química ambiental se configura como uma ferramenta capaz de mitigar os impactos ... -
A química do tempo: uma oficina temática para o ensino de datação por carbono 14
(2014-10)A ciência e a tecnologia desempenham um papel fundamental e essencial na sociedade atual, por isso a grande importância em promover a cultura científica, aproximando o saber científico aos cidadãos. Nesta perspectiva, é ... -
Química e investigação: cinética química e as velocidades de reações
(Unila, 2014-10)O presente trabalho foi elaborado a partir de experimentos realizados com estudantes da segunda série do ensino médio do Colégio Estadual Jardim Gisele, tendo como objetivo articular os conhecimentos prévios sobre ... -
A química forense como forma de contextualizar o ensino e aprendizagem de química
(2014-10)É visível a desmotivação dos alunos pelo estudo da disciplina de Química no Ensino Médio. Muitos acham desnecessário o aprendizado desta ciência e não a associam a qualquer utilização para seus futuros, muito menos nas ... -
Química verde: energias renováveis na pesquisa e no ensino de química
(2012-06-05)O presente projeto de pesquisa teve como principal objetivo a criação e implementação de metodologias, baseadas na apresentação de diferentes materiais, principalmente esquemas e mapas conceituais sobre o tema energias ... -
Química verde: fontes alternativas para geração de energia limpa
(2012-06-05)O esgotamento dos combustíveis fosseis e o grave impacto ambiental causado pela produção de energia através desses meios se vê a necessidade de buscar novas fontes para a produção de energia de maneira limpa e eficiente. ... -
Química Verde: Produção de Hidrogênio em Célula de Hoffman
(2013-07-03)Com o aumento da preocupa ̧c ̃ao mundial em rela ̧c ̃ao aos efeitos do uso cont ́ ınuo dos com- bust ́ ıveis f ́osseis e o aumento da demanda energ ́etica populacional buscam-se novas alternativas ́ nesse novo cen ́ario ... -
Racialização da Paisagem Urbana em Curitiba: Disputas Pelo Reconhecimento da Presença das Populações Negras na Produção Material da Cidade
(2017-12-14)A presente pesquisa busca analisar a formação socioespacial de Curitiba, partindo de um breve histórico de seu desenvolvimento e apontando os elementos que compõem a identidade difundida desde instituições ligadas à elite ... -
O raciocínio lógico entendido como disciplina no Estado do Mato Grosso do Sul
(2016)A Lógica é uma ciência que promove o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para o aprendizado, independente da disciplina que se pretende ensinar. Através de experiências do aprendizado do raciocínio lógico percebe-se ... -
Racionalización, Derecho y Alienación: Notas sobre Sociología Jurídica Crítica
(, 2016-10-11)Ensayo que expone un comentario corto sobre las relaciones entre Racionalización, Derecho; Alienación en un ejercicio de crítica al fenómeno jurídico desde el punto de vista sociológico. -
Racismo e Patriarcado como Sistema Internacional: uma análise Antropológica das Relações Brasil-Haiti
(2017-12-13)O Trabalho de Conclusão de Curso, Racismo e Patriarcado como Sistema Internacional: Uma análise Antropológica das Relações Brasil - Haiti, possui o intuito de analisar e compreender como se firmam as relações entre o Brasil ... -
Raça e Colonialidade do Ser a Descolonização Epistêmica
(2014-11-07)O presente trabalho resulta do projeto, “HABEMUS PAPAM gubernamentalidad y poder pastoral en Michel Foucault”, cujo objetivo principal consistiu em analisar, a partir de ... -
Raça na Descolonialidade Epistêmica
(2015)O principal objetivo desse texto é expor algumas críticas à noção de raça a partir da Descoloniali- dade epistêmica na América Latina. Para isso, o debate sobre a ideia de progresso racional na obra de Immanuel Kant será ... -
Raça, Gênero e Discurso no Exame Celpe-Bras: um Estudo dos Elementos Provocadores
(2022)O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo discursivo dos materiais da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras). Ditos materiais são conhecidos ... -
Radar Marginal: Rastreando o que está à Margem
(2023)Radar Marginal é uma revista digital com foco na produção de conteúdo audiovisual para o Instagram, explorando a imagem e vídeo de acordo com as ferramentas propostas pela rede social, dedicada a apresentar e valorizar ... -
Radio comunitaria en la triple frontera: género, etnia e inclusión social mediática
(2015-11)Este trabajo presenta el desarrollo de un Proyecto de Investigación enmarcado en el Programa Institucional de Bolsas de Iniciación Científica/PIBIC (proyecto no800703/2014-6 – Orientadora: Dra. María Inês Amarante) de ... -
Radio comunitaria en la triple frontera: género, etnia e inclusión social mediática
(2015-11)Este trabajo presenta el desarrollo de un Proyecto de Investigación enmarcado en el Programa Institucional de Bolsas de Iniciación Científica/PIBIC (proyecto no800703/2014-6 – Orientadora: Dra. María Inês Amarante) de ...