Now showing items 2507-2526 of 6896

    • Equivalências do Axioma do Supremo 

      Oliveira, Ana Leticia de (2023)
      Neste trabalho, estudamos as propriedades que os números reais satisfazem. Dentro dessas propriedades, destaca-se o chamado axioma do supremo. O axioma do supremo afirma que todo subconjunto não vazio limitado superiormente ...
    • A Era da Soberania dos Povos: Perspectivas Latino-americano-afro-caribenhas 

      Wisly, Joseph (2022)
      O presente trabalho tem por objetivo pensar como a Soberania Popular junto à Soberania do Saber, Soberania Alimentar e Soberania Sanitária como teorias das Relações Internacionais e Ciência Política discutidas a partir das ...
    • Ere con Ere con Ere: para além de regionalismos linguísticos, o “encontro” Rulfo, Rosa e Rivera 

      Silva, Luciano Prado da (UNILA, 2016-08)
      No presente trabalho, proponhome tratar do encontro estilístico e quiçá de visão de mundo entre três escritores latinoamericanos. A saber: o mexicano Juan Rulfo, o brasileiro João Guimarães Rosa e o chicano Tomás Rivera. ...
    • Errar es humano, dijo un herrero: un ensayo sobre el problema de la representación en la obra de Washington Cucurto 

      Lanza López, Mariano (2019-07-16)
      Há um certo espectro do discurso crítico, seja o acadêmico ou o militante, que se empenha constantemente em determinar quais são as formas de vida e de representação que devem constituir a imagem do popular. Por meio de ...
    • Os erros/desvios fonéticofonológicos no ensinoaprendizagem de espanhol/LE para brasileiros 

      Oliveira, Aline Vieira Bezerra Higino de (2016-08)
      Os conhecimentos fonéticofonológicos da língua espanhola em contraste com a língua portuguesa são construídos no ensinoaprendizagem de espanhol/LE para o desenvolvimento das competências linguísticas. Comumente, os ...
    • O esbulho da territorialidade Kaingang no Paraná e a política indigenista do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) 

      Santos, Ellen Vieira dos (2016-12-14)
      O presente trabalho tem como objetivo analisar como a política indigenista do século XX influenciou na redução do território indígena Kaingang no Estado do Paraná. A redemocratização do país e as políticas indigenistas ...
    • A escola como aparelho de normatização de sexualidade e gênero 

      Koerich, Giovani (2023)
      Este trabalho tem como objetivo investigar como a escola atua na fabricação de normas de gênero e sexualidade. Para isto, examinaremos o desenvolvimento histórico das tecnologias de gênero e sexo, a fim de discorrer sobre ...
    • Escola de Capatazes: capacitação educativa e profissional para trabalhadores rurais 

      Marçal, Wilmar Sachetin; Estevam, Kamille Jorge (Proex/Unila, 2017)
      A pecuária bovina, para ser sustentável, necessita de qualificação da mão de obra rural contínua e atualizada. Nesta ótica, surgiu em 2010 na Universidade Estadual de Londrina o projeto de extensão ESCOLA DE CAPATAZES, com ...
    • Escola de Programação de Computadores para crianças e adolescentes 

      Vivian, Rafael Leonardo; Prates, Moacir Henrique Tomchak; Meireles, Eduardo Rampon (Proex/Unila, 2017)
      O aprendizado sobre programação de computadores permite que crianças e adolescentes aprendam a trabalhar de forma colaborativa e a pensar de forma sistemática na solução de problemas. Entretanto, no Brasil há uma ...
    • A escola deve falar sobre gênero? 

      Torres, Larissa Oliveira (2016-12-15)
      Esta pesquisa aborda a questão da perspectiva de gênero na Educação Básica, mais especificamente no contexto brasileiro e na cidade de Foz do Iguaçu. Parte da polêmica que se desenvolveu em torno da ...
    • Escola Divulga Ciências 

      Ferreira, Laura Márcia Luiza; Nunes, Nathália (autor editor, 2020-12-13)
      Escola divulga ciência contém quatro planos de aula ou oficinas e suas respectivas atividades para apoiar o trabalho de formação de jovens leitores de ciência na rede básica de ensino. O material tem como público-alvo os ...
    • A escola itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi 

      Pasqual, Aline Ruas; Carvalho, Edna Cristina; Souza, Miria Lines de; Fortes, Vanderlei Alves (2014-10)
      O objetivo é apresentar a Escola Itinerante Maria Aparecida Rosignol Franciosi, bem como o seu o Projeto Político Pedagógico- PPP diferenciado, uma construção coletiva dos sujeitos do Assentamento Eli Vive juntamente com ...
    • Escola livre de teoria musical 

      OLIVEIRA, Jonathan Ramos; ARAÚJO, Eduardo da Silva; MATSCHULAT, Josias (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A Escola Livre de Teoria Musical pretende enfrentar a falta de oferta de conhecimentos qualificados em música na região de Foz do Iguaçu. Num contexto de forte estratificação social, o conhecimento musical é oferecido ...
    • Escola Livre de Teoria Musical 

      Argenta, Bruno Lermen; Matschulat, Josias (SIEPE, 2019)
      O projeto Escola Livre de Teoria Musical vem suprir uma carência da região, enfrentando a falta de oferta de conhecimentos qualificados em música na região da tríplice fronteira, especificamente de Foz do Iguaçu, oferecendo ...
    • A Escola na prevenção ao uso de drogas na prespectiva da redução de riscos 

      Bais, Dulce Dirclair Huf (Proex/Unila, 2017)
      O uso de drogas acompanha a história da humanidade e, atualmente, representa um problema crescente, frente ao aumento no consumo e a diminiução da faixa etária daqueles que experimentam as drogas pela primeira vez.
    • A Escola na UFFS e a UFFS na Escola: geografia e encontros 

      Lindo, Paula Vanessa de Faria; Souza, Reginaldo José de (Proex/Unila, 2017)
      A atividade realizada entre 2016 e 2017 está contemplada no projeto pedagógico do curso (PPC) Geografia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, na medida que este preza pela ...
    • Escola para que? Relatos de uma etnografia escolar 

      Freire, Laura; Rosa, Julio Cesar da (Unila, 2014-10)
      Uma das atividades do PIBID UNIOESTE-Sociologia é realizarmos etnografias das escolas com as quais tivemos contato. O presente trabalho tem como objetivo trazer algumas situações ocorridas durante o fazer etnográfico que ...
    • Escola sobre a linha internacional: ambiente ecolar sociocultural na região da fronteira sul de Mato Grosso do Sul 

      Silva, Glauber (2018-12-04)
      Este trabalho buscou estudar o ambiente sociocultural escolar, na região da fronteira sul de Mato Grosso do Sul, entre Brasil e Paraguai, tomando como ponto de partida uma escola pública rural na cidade de Aral Moreira/MS, ...
    • Escolas do Campo, que não estão no Campo, e o Caso do Fechamento da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato em São Miguel do Iguaçu – PR 

      Andrade, Marcus Pereira (2023)
      O fechamento das escolas do campo tem evidenciado o descaso histórico com a educação dos povos do campo. Esse processo está vinculado, em sua maioria, a processos de nucleação ou agrupamento de escolas mediante a oferta e ...
    • A escolha das escolas no Pibid e sua relação com o IDEB 

      Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de (2014-10)
      Este trabalho apresenta considerações sobre a escolha das escolas que compõem o Pibid na Universidade Estadual de Londrina, a partir do edital de 2014, e as possíveis relações entre estas escolhas e o IDEB. A análise ...