Gênero e Diversidade na Educação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Gênero e Diversidade na Educação por Assunto "formação de professores."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Inclusão da temática diversidade sexual na formação dos bacharéis em ciências biológicas e licenciados em ciências da natureza da Unila.(2024) Pereira, Luiz Henrique GarciaO tema da diversidade sexual tem ganhado destaque nas discussões sociais contemporâneas, especialmente no ambiente escolar, onde os professores de ciências e biologia desempenham um papel crucial. No entanto, como se dá a formação desses profissionais (bacharéis e licenciados) em relação a essa temática? Este trabalho teve como objetivo analisar a formação dos bacharéis em ciências biológicas e dos licenciados em ciências da natureza da UNILA sobre a diversidade sexual. Para isso, foram aplicadas duas abordagens: uma análise documental e uma intervenção com os discentes. Na análise documental, foram examinados três grupos de documentos que orientam essa formação: 1. a Base Nacional Curricular Comum e o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; 2. as Diretrizes Curriculares para Formação de Professores da Educação Básica e de Ciências Biológicas; e 3. os Planos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Ciências Biológicas da UNILA. A intervenção teve como objetivo diagnosticar o nível de conhecimento e preparo dos discentes para trabalhar com a temática da diversidade sexual. As análises revelaram que essa temática não é abordada de maneira adequada, tanto na educação básica quanto na formação desses profissionais. Mesmo quando mencionados, os temas relacionados à diversidade se restringem, em sua maioria, ao contexto étnico-racial, enquanto a sexualidade humana é tratada de forma biologizante. Os dados da análise documental foram corroborados pelos resultados da intervenção, que evidenciaram a falta de conhecimento e preparo dos futuros profissionais das áreas biológicas em relação à sexualidade humana. Essa análise evidencia um abismo significativo entre os documentos oficiais do Governo e do Ministério da Educação e a real inserção da diversidade sexual no ensino e na formação de professores. Diante disso, torna-se urgente a revisão desses documentos para garantir a inclusão clara e objetiva da temática da diversidade sexual, promovendo uma educação mais inclusiva e respeitosa.