Artigos do evento
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos do evento por Assunto "Educação - Ludicidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Compostagem lúdica e interdisciplinar(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Nunes, Anny Valleria Rodrigues; Sousa, Sebastiana Mota de; Ribeiro, Thomas Victor; Carvalho, Williamis de Sousa; Motta, Ludymila Brandão; Zanotti, Rafael FonsêcaA aprendizagem quando envolve teoria e prática junto à dimensão lúdica torna-se mais significativa (VALOIS et al., 2010). Nesse trabalho desenvolvido no IFMA-Campus São Raimundo das Mangabeiras,convidaram-se alunos do 1º ano do ensino médio a participar dessa pesquisa exploratória com a finalidade de aproximar os envolvidos ao objeto estudado, assim despertando interesse dos mesmos. Objetivou-se integrar conceitos das disciplinas de biologia, química e geografia na abordagem do tema „compostagem‟ de forma lúdica, prática, e aplicada ao cotidiano.Item Educação Ambiental por meio da ludicidade: em busca do enfrentamento dos problemas socioambientais(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da; Cavalcanti, Eduardo Luiz DiasEste trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, ao qual se embasou na Educação Ambiental Crítica por meio de atividades lúdicas. Primeiramente os estudantes compareceram à Usina de Compostagem de Ceilândia- DF, depois foram desafiados a problematizar suas percepções em relação à visita para os outros estudantes da escola e propor soluções aos problemas socioambientais relacionados ao descarte inadequado de resíduos, de modo a contribuir na formação crítica e enfrentamento de problemas para transformação da realidade. O desenvolvimento do trabalho demonstrou que o uso da ludicidade para trabalhar a Educação Ambiental é uma estratégia que despertou interesse e envolveu os estudantes ativamente no processo de ensino-aprendizagem de maneira mais divertida, proporcionando o desenvolvimento da criatividade, a reflexão e ação para mudança de atitude, contribuindo para a formação cidadã, para a apreensão de conhecimentos e para enfrentamento dos problemas socioambientais.