Artigos do evento
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos do evento por Assunto "Ciências"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Compostagem lúdica e interdisciplinar(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Nunes, Anny Valleria Rodrigues; Sousa, Sebastiana Mota de; Ribeiro, Thomas Victor; Carvalho, Williamis de Sousa; Motta, Ludymila Brandão; Zanotti, Rafael FonsêcaA aprendizagem quando envolve teoria e prática junto à dimensão lúdica torna-se mais significativa (VALOIS et al., 2010). Nesse trabalho desenvolvido no IFMA-Campus São Raimundo das Mangabeiras,convidaram-se alunos do 1º ano do ensino médio a participar dessa pesquisa exploratória com a finalidade de aproximar os envolvidos ao objeto estudado, assim despertando interesse dos mesmos. Objetivou-se integrar conceitos das disciplinas de biologia, química e geografia na abordagem do tema „compostagem‟ de forma lúdica, prática, e aplicada ao cotidiano.Item Desenvolvimento e Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Parasitologia(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Senna, Karina Nomidome deAs Tecnologias da Informação e Comunicação geraram impactos na maneira pela qual os indivíduos aprendem. Dentre as diversas tecnologias a serem utilizadas em sala de aula, cita-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. O presente trabalho objetivou, portanto, desenvolver um OA como recurso de aprendizagem, denominado “Aprendendo sobre Parasitologia” e submetê-lo à avaliação docente, a fim de validar a possível eficácia de ensino-aprendizagem do OA. Utilizou-se uma metodologia qualitativa. A partir da ausência de ferramentas didáticas digitais sobre o tema “Parasitologia”, o OA foi desenvolvido. Na segunda fase da pesquisa, o potencial do OA foi avaliado: aplicou-se um questionário aos licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o OA “Aprendendo sobre Parasitologia” é uma válida alternativa de ferramenta para a potencialização do ensino-aprendizagem, visto que o seu desenvolvimento respeitou as teorias da Transposição didática, Aprendizagem significativa e Codificação Dual.