TCC - Matemática - Licenciatura
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ILACVN - Centro de Ciências da Natureza - Licenciatura em Matemática
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Navegando TCC - Matemática - Licenciatura por Assunto "história da matemática"
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Item Equação de segundo grau: história e métodos de resolução.(2024) Espinoza, Silvana GarciaO ensino de equações de segundo grau, muitas vezes, limita-se à mera apresentação da fórmula e suas relações com as raízes. No Ensino Fundamental, raramente encontramos materiais que aprofundem o tema para alunos, principalmente na parte histórica, em muitas situações é apresentada mais como curiosidade do que como uma ferramenta de aprendizagem. Este trabalho ir além, explorando as diversas estratégias de resolução ao longo da história, desvendando as civilizações e os matemáticos que, através de diferentes métodos, contribuíram para a solução desse tipo de equação. Através de uma pesquisa bibliográfica, embarcamos em um estudo histórico do desenvolvimento da equação do segundo grau, desde as civilizações antigas até as contribuições de matemáticos egípcios, babilônios, gregos, árabes e europeus. Acreditamos que usar a história da matemática como ferramenta de ensino pode despertar o interesse e o entusiasmo dos alunos e desmistificar nomes atribuídos a equação quadrática, em específico atribuída a Bhaskara II. Finalmente, apresentamos alguns métodos conhecidos de resolução e acrescentamos o método Po-Shen Loh, bastante simples em sua utilização.Item Um Estudo sobre os Sistemas de Numeração e a Base Duodecimal(2022) Schrippe, Bianca Lais; OrientaçãoA necessidade da contagem é um processo histórico indispensável à organização da vida humana na sociedade. Antigamente, vários grupos possuíam um sistema de numeração próprio. Desde meados do século XVI, adotou-se o sistema Hindu-Arábico de base decimal como ferramenta política facilitadora entre a comunicação social, sendo padrão aos sistemas de numeração. O sistema foi construído, aperfeiçoando estruturas de demais sistemas. Existe um debate de que a base decimal não é necessariamente a base mais facilitadora de ensino, mas sim a base duodecimal. E o objetivo central do trabalho é apresentar a vertente desta base duodecimal como contribuinte ao ensino da matemática. A pesquisa foi realizada sob referencial bibliográfico, tendo caráter exploratório e qualitativo, além de buscar a compreensão do funcionamento do sistema de numeração Mesopotâmico e Egípcio. Sendo a matemática uma ciência que se desenvolve pela e a partir da sociedade, não se invalida a possibilidade de mudanças, mas tão pouco se faz necessário haver essa troca.