SERIA - Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando SERIA - Trabalhos Acadêmicos por Assunto "Planetas"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Do Sistema Solar à Terra(2018-08) Bueno, Cláudia de Mattos Portella; Chielle, Jaqueline Franck; Mendonça, Simone Clara Lemos deO presente trabalho abordou a temática do Sistema Solar à Terra, partindo dos estudos feitos durante o Curso de “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores” (FEAA), ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico Itaipu, PTI/BR, nos meses de agosto a outubro no ano de 2016. Com a finalidade de aplicação pratica dos estudos realizados no curso FEAA e como componente da carga horária do mesmo, foi proposta pela equipe de docentes do curso a elaboração de um trabalho final, cujo objetivo foi de construir conhecimentos acerca do Universo, do Sistema Solar e apresentar a Ciência a que chamamos de Astronomia aos alunos de 5o ano da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas em Foz do IguaçuItem Noções básicas de astronomia para alunos do 3º ano do Ensino fundamental I(2018-08) Ransolin, Ana Márcia; Silva, Marina Cabral daA Astronomia figura entre os conteúdos obrigatórios que deverão ser trabalhados pelo professor de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental I, (PCN, 1998) embora, possa ser desenvolvido um trabalho interdisciplinar envolvendo outros profissionais como, por exemplo, o docente de Matemática. Como essa área do conhecimento mantém-se em um processo contínuo de inovações, o curso oferecido pelos profissionais que atuam no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, é de grande importância para os docentes que atuam na Educação Básica e, que continuamente, precisam repensar suas práxis, seus saberes e os estímulos que fornecerão para a aprendizagem de seus educandos. Primeiramente, realizamos um levantamento de textos, cujos autores expunham sobre o ensino de Astronomia para fundamentação antes da elaboração do planejamento dessa sequência didática. Assim, o problema que orientou o planejamento e a execução das aulas com tal conteúdo foi: Como trabalhar as noções básicas de Astronomia com crianças do 3o ano do Ensino Fundamental I?Item Sistema solar: dia e noite(2018-08) Nóbrega, Eliane; Neckel, Paula Cristina Grego; Silva, Valéria Pereira daO trabalho apresentado, refere-se à Proposta prática do Curso, realizado em uma Escola na Modalidade Educação Especial, com alunos da Educação de Jovens e Adultos, todos com comprometimento físico neuromotor, associado a múltiplas deficiências. O Tema da aula: Sistema Solar: Dia e Noite, teve como objetivo ensinar de forma lúdica e prazerosa esse fenômeno da natureza. A metodologia aplicada foi aula expositiva e atividades de registro através de recorte e colagem. Para aula expositiva, fez-se uso de um planisfério escolar, globo terrestre, vídeos e contos populares referentes ao assunto abordado. A motivação do tema uma vez que está inserido no currículo escolar, surgiu durante o curso de extensão universitária UNILA, “Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-Aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores”, ofertado pelo Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho do Parque Tecnológico ItaipuItem Sistema Solar: Planetas Clássicos(2018-08) Mantoan, Ione Aparecida Alves Geraldo; Hames, Márcia Madalena da SilvaO conhecimento curricular de Astronomia para surdos, não pode ser empobrecido, subtraído, fragmentado, mas sim formulado para corresponder a sua identidade de cognição, sem distanciar-se, porém, do direito inalienável a tudo que devem conhecer. Métodos de ensino não podem ser únicos para todos e, um sistema educacional que não revela estas diferenças está fadado em provocar a exclusão destes educandos por considerá-los inaptos, intelectualmente. Sendo assim, ao organizar o conteúdo que será trabalhado em sala de aula, o professor terá sempre em mente o tema Sistema Solar /Planetas Clássicos. Este tema está diretamente ligado a outros temas, permitindo ao aluno surdo fazer parte desse todo tão complexo que é o Universo em que vivemos