SERIA - Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando SERIA - Trabalhos Acadêmicos por Assunto "Educação Infantil"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Características dos astros: sol e terra(2018-08) Silva, Dheison Maicon da; Gambin, Gracieli Regina; Dorval, Greice; Trojack, Marineide Inês Mielke LunkesO município de Itaipulândia, a exemplo da maioria dos municípios do Oeste do Paraná, elaborou, sob a coordenação do setor de educação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP, o Currículo Básico para a Escola Pública. (AMOP, 2007) Esse currículo apresenta para a educação infantil os conteúdos organizados em eixos, sendo que o eixo Conhecimento do Ambiente Físico, Social e Cultural propõe o trabalho com noções sobre Astronomia através dos conteúdos: Sol: fonte de luz e calor e fenômeno: dia e noite (período claro/período escuro), conteúdos esses utilizados para a elaboração, aplicação e apresentação dessa Proposta Extracurso. Propicia trabalhar outros conteúdos como: temperatura: quente/frio; sólido geométrico: esfera; forma geométrica: círculo; percepção na natureza: cor, forma, luminosidade; orientação espacial; coordenação motora fina; fatos vividos e imaginados; história infantil; exposição de ideias; e registro de ideias através da modelagemItem Dia e Noite: trabalhando conceitos de astronomia no CMEI(2018-08) Beckers, Iohanna Elizabeth; Caten, Claudia Maria Ten; Dahmer, Adriane; Strieder, Izabel PaulinaAtravés da comunicação e interação entre os sujeitos que cooperam se interessam e conjugam o mesmo saber, segundo Dallabona e Mendes (2004), assim ocorre o processo da Educação. Para estes autores, o ser humano em todas as fases de desenvolvimento está sempre aprendendo. Este aprendizado vem por vezes pelo domínio do ambiente em que vive e outras pelo contato com seus semelhantes. A apropriação deste conhecimento, seja ele simples ou complexo faz com que o sujeito possa participar de forma ativa, crítica e criativa na sociedade, não aceitando passivamente as ações proferidas pelos outros (DALLABONA, MENDES, 2004). Este processo educativo tem como base o ambiente familiar e o escolar, o qual ocorre desde os anos iniciais da educação infantil (BRASIL, 1997)Item Movimentos da Terra: dia e noite(2018-08) Souza, Claudete Medeiros de; Balzzan, Edilson CarlosAs crianças aprendem com seus interesses e curiosidades. Brincando e interagindo é que a aprendizagem se torna algo prazeroso. Um dos principais desafios é a formação profissional dos que trabalham com as crianças da Educação Infantil. É necessário fomentar a curiosidade permanente também nos profissionais sobre a metodologia educativa e seus objetos de ensino, de como a criança interage e adquire conhecimento em sintonia aos diferentes níveis de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança