Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) por Assunto "Educação ambiental"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Alternativas econômicas, ecológicas e divertidas para destinação de resíduos orgânicos(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Sousa, Sebastiana Mota de; Nunes, Anny Valleria Rodrigues; Ribeiro, Thomas Victor; Carvalho, Williamis de Sousa; Zanotti, Rafael Fonsêca; Motta, Ludymila BrandãoAções sustentáveis são importantes ferramentas para o ensino. A formação de cidadãos conscientes e comprometidos com as principais questões da sociedade moderna dependem da identificação do sujeito com o ambiente, e do sentimento de pertencimento da realidade apresentada ( ALCÓCER, 2015 ). Objetivou-se contribuir para a conscientização sobre a importância de aumentar o tempo de vida útil de resíduos sólidos utilizando práticas econômicas, ecológicas e divertidas.Item Circuito de Atividades Lúdicas como Ferramenta Auxiliar na Formação do Educador Ambiental(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Kobren, Juliana Conter Pereira; Santos, Luciana Nunes dos; Cruz, Paula Andréia Gomes da; Barbado, NormaEm uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o desenvolvimento do planejamento ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho apresenta uma alternativa para estimular o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas por meio de atividades lúdicas em circuito. O estudo foi aplicado a acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. O objetivo foi verificar a relevância das atividades lúdicas em circuito no processo de formação de educadores ambientais. Nesse sentido, espera-se que possam aplicar o sistema sugerido em sua práxis docente. Durante o estudo, os acadêmicos participaram do circuito organizados em grupos para a execução de sete atividades em ordem delineada. Para avaliar a eficácia do sistema, foi aplicado um questionário para mensurar a apropriação e o envolvimento dos acadêmicos. Concluiu-se que as atividades lúdicas em circuito representam uma importante ferramenta para a Educação Ambiental.Item Educação Ambiental por meio da ludicidade: em busca do enfrentamento dos problemas socioambientais(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da; Cavalcanti, Eduardo Luiz DiasEste trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências, ao qual se embasou na Educação Ambiental Crítica por meio de atividades lúdicas. Primeiramente os estudantes compareceram à Usina de Compostagem de Ceilândia- DF, depois foram desafiados a problematizar suas percepções em relação à visita para os outros estudantes da escola e propor soluções aos problemas socioambientais relacionados ao descarte inadequado de resíduos, de modo a contribuir na formação crítica e enfrentamento de problemas para transformação da realidade. O desenvolvimento do trabalho demonstrou que o uso da ludicidade para trabalhar a Educação Ambiental é uma estratégia que despertou interesse e envolveu os estudantes ativamente no processo de ensino-aprendizagem de maneira mais divertida, proporcionando o desenvolvimento da criatividade, a reflexão e ação para mudança de atitude, contribuindo para a formação cidadã, para a apreensão de conhecimentos e para enfrentamento dos problemas socioambientais.