TCC - Engenharia Química
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ILATIT - Centro de Tecnologia e Infraestrutura - Bacharelado em Engenharia Química
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Navegando TCC - Engenharia Química por Assunto "Adsorção. Reciclagem. Polipropileno. Método TIPS. Óleo diesel."
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Item Produção de uma Pastilha Porosa a partir de Resíduos de Polipropileno e seu Potencial Preliminar de Adsorção de Óleo Diesel(2022) Jesus, Luis Guilherme Soatos de; OrientaçãoDado o potencial poluidor de óleos e gorduras e suas consequências a curto e longo prazo é necessário pensar em alternativas para minimizar e reduzir o descarte incorreto e também, remediar os danos causados. Dentre as medidas de contenção e remediação em situação de derramamento de óleos está a utilização de sorventes. O Polipropileno, é um polímero de origem sintética derivado do petróleo, utilizado nos mais diversos fins industriais, como os copos descartáveis e, também, é utilizado como matéria-prima dos sorventes, já que possui uma estrutura molecular predominantemente apolar, propícia para a adsorção de óleos e gorduras devido a afinidade molecular. Visando atenuar os impactos de outra problemática ambiental, o acúmulo dos plásticos na natureza devido ao consumo desenfreado e a descartabilidade destes materiais, foi então escolhido reciclar polipropileno descartado para síntese de uma pastilha macroporosa para investigação do seu potencial de adsorção de óleo diesel. A pastilha foi sintetizada utilizando-se da metodologia Thermally-Induced Phase Separation (TIPS). A pastilha apresentou um potencial de adsorção satisfatório, já que para o óleo diesel, foi capaz de adsorver pouco mais de 3 vezes o seu próprio peso, apresentando uma ótima linearidade entre os pontos, comum R 2 de 0,9976 para a adsorção primária. Foirealizada a centrifugação das pastilhas a uma velocidade média de 4000 rpm para remoção do óleo residual sendo capaz de dessorver 82,69% do óleo diesel adsorvido. Não realizando a etapa de centrifugação após a exposição ao óleo e, ao invés disso, deixando-a em repouso por 24 h em papel absorvente para saída natural do óleo, obteve uma dessorção de apenas 38,44% e, com isso, uma adsorção secundária de cerca de 1,5 vezes a sua própria massa.