IV Encontro de Iniciação Científica da Unila “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira”
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Navegando IV Encontro de Iniciação Científica da Unila “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” por Assunto "América Latina"
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Item Análisis de la obra Mística no9 III Movimiento de Alberto Villalpando: interacciones estéticas, poéticas, y estructurales en música de concierto de Bolivia de Siglo XXI(2015-11) Lagos Camacho, Melanie Kristel; Moreira, Gabriel FerrãoEn la siguiente comunicación presentaremos los resultados de nuestro análisis sobre aspectos de estética, poética, estructura musical y las interconexiones entre estas a lo largo del tercer movimiento de la obra de cámara “Mística no9”(2005) del compositor Boliviano Alberto Villalpando (1940). Vamos a discutir algunos aspectos de la música Boliviana de concierto en el Siglo XX según la trayectoria de este importante compositor del país. Usando distintos métodos y conceptos - como la teoría de los conjuntos, la discusión de la cultura andina y el análisis poético - buscamos traer relaciones entre la construcción melódico-armónica, pensamiento y trayectoria del compositor dentro de la obra en cuestión y del contexto que produjo la obra.Item O papel do Estado Brasileiro no desenvolvimento do capitalismo mundial e Latino-Americano: breves apontamentos de debates contemporâneos(2015-11) Donida, Luiza TesserEntre as décadas de 1960 e 1970 houve uma grande ascensão da vertente crítica - marxista da teoria da dependência na América Latina, onde a problematização dos processos de reprodução do subdesenvolvimento na periferia do capitalismo mundial eram estudados atentamente. Através de um complexo estudo do desenrolar da reprodução do capital em âmbito global surgem teóricos como Ruy Mauro Marini e Immanuel Wallerstein que problematizam conceitos como subimperialismo e semiperiferia. Estes autores tratam então de conformar categorias analíticas que visam a explicar o funcionamento do capitalismo mundial. Problematizar-se-á nesta apresentação os conceitos de subimperialismo de Ruy Mauro Marini e de semiperiferia de Immanuel Wallerstein, como também, o conceito de capital-imperialista de Virginia Fontes, e a leitura realizada por Tatiana Berringer à respeito da categorização destes autores já mencionados. Ao trazer os pensamentos de Fontes e Berringer enquadramos a atualidade dessas problematizações, visto que estas autoras trazem para a atualidade debates consolidados nos anos 1960, 1970 e 1980, colocando-nos questionamentos sobre a vigência ou não das categorias antes mencionadas. Todos esses conceitos serão aplicados para pensar a dinâmica da economia brasileira na América Latina, assim estas categorias: subimperialismo, semiperiferia e capital-imperialismo serão averiguadas junto a dados empíricos que apresentam a transnacionalização das multinacionais brasileiras, o investimento direto estrangeiro (IDE) e a porcentagem do produto interno bruto (PIB) correspondente a dívida pública brasileira. Dados que ao mesmo tempo ilustram o relativo crescimento dos capitais brasileiros, como também apontam a estreita dependência do capital nacional ao capital estrangeiro. Espera-se com isso poder-se examinar o papel brasileiro dentro da América Latina, correlacionando os dados encontrados com as teorias apresentadas pelos autores antes mencionados, tentando designar o papel do Brasil no atual processo de desenvolvimento do capital mundial e latino-americano. Assim agradeço à Universidade Federal Da Integração Latino-Americana, pela oportunidade de pesquisa e pela bolsa concedida.Item Qualidade de vida dos discentes do ILLACH da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)(2015-11) Cabrera Collar, Derlis Albino; Benito, Gladys Amélia VelezSegundo o Whoqol Group, 1994 a qualidade de vida pode ser definida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos alunos do Instituto Latino Americano de Artes, Cultura e Historia (ILAACH) especificamente matriculados no período 2013. Conhecendo a população de estudo calculou-se o tamanho amostral para estimadores de proporção, considerando 95% de confiança. Sorteou-se aleatoriamente os alunos vinculados ao ILAACH e aplicou-se um questionário readequado do Whoqol- brefde 1994 para coletar os dados, o mesmo ainda permitiu traçar um perfil socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos éticos todas as diretrizes e normas da Resolução no 466/12foram contempladas, com aprovação sob o registro no CONEP, CAAE-39315714.8.0000.0107. Todos os entrevistados assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram analisados utilizando o programa Epi-info7. Concluímos que, colombianos apontaram ter a maior média de qualidade de vida seguido dos chilenos e argentinos. Avaliamos que os bolivianos são os mais insatisfeitos com a sua saúde já os mais satisfeitos são os colombianos e chilenos. Colombianos, uruguaios e bolivianos sentem que a dor física os impede fazer alguma atividade, conseqüência dissotem dificuldade de locomoção, esse mesmo grupo estão insatisfeitos com o sono apontando não ter energia suficiente para realizar atividades no dia a dia.Colombianos, paraguaios, peruanos e equatorianosaceitam de forma positiva sua aparência física estando satisfeitos consigo mesmo, mas eles têm com freqüência sentimentos negativos (mal humor, desespero e ansiedade).Bolivianos, brasileiros, argentinos e paraguaios estão satisfeitos com suas relações pessoais, mas insatisfeitos com suas vidas sexuais. Equatorianos e uruguaios estão satisfeitos com o apoio de suas amizades. Peruanos, paraguaios, bolivianos, equatorianos e venezuelanos dizem sentir-se seguros em relação a suas vidas diárias e satisfeitos com as informações que recebem/precisam no dia a dia, mas estão insatisfeitos com suas condições econômicas, atividades de recreação e acesso a saúde. Brasileiros, colombianos, argentinos e uruguaios dizem estar satisfeitos com o ambiente do entorno deles, igualmente manifestaram estar satisfeitosonde moram. Com esta pesquisa se conclui que existe uma necessidade de se estudar com profundidade cada uma das concepções do que defina a qualidade de vida para os estudantes, abrindo-se temas de debate que serão fundamentais para toda comunidades acadêmica, contribuindo para o planejamento de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos discentes, apontando as limitações físicas, psicológicas, o nível de independência, as relações sociais, o meio ambiente e a espiritualidade. Agradecemos a Unila e a Fundação Araucária pela bolsa de iniciação científica concebida.Item Qualidade de vida dos discentes do ILLACVN da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)(2015-11) Gutiérrez Sánchez, Michael Alberto; Benito, Gladys Amélia VelezA Organização Mundial da Saúde define a qualidade de vida como a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. É uma ampla variedade de conceitos que são afetados de maneira complexa pela saúde física, estado psicológico, crença pessoal e as relações nos aspectos sociais. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar a qualidade de vida dos discentes da UNILA matriculados no período de 2013 pertencentes ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN). Conhecendo a população de estudo, calculou-se o tamanho amostral para estimadores de proporção considerando 95% de confiança. Sorteáramos aleatoriamente os alunos vinculados ao ILACVN e aplicamos o questionário readequado do Whoqol-bref de 1994 para coletar os dados e traçar um perfil socioeconômico e demográfico dos alunos. Com relação aos aspectos éticos, todas as diretrizes e normas da Resolução no 466/12 foram contempladas, assim foi aprovado sob o registro no CONEP, no CAAE: 39315714.8.0000.0107. Todos os entrevistados assinaram TCLE concordando com sua participação. Os dados foram analisados utilizando o programa Epi-info7. Dos 75 estudantes entrevistados 50,67% são do sexo feminino e 49,33% são do sexo masculino. Quanto à nacionalidade 38,67% são brasileiros, 18,67% são paraguaios e 10,67% são peruanos, os demais provêm dos outros países da América Latina. Quanto ao tipo de escola em que os alunos cursaram o ensino médio temos que 81,33% dos entrevistados estudaram maior parte em escola pública. Com relação aos auxílios concedidos aos discentes aproximadamente 76% recebem consecutivamente os três tipos de auxílio (transporte, moradia e alimentação). Questionados sobre a percepção de sua qualidade de vida 5,33% avaliaram como muito boa 48% como boa e 40% como nem ruim nem boa. A qualidade de vida foi avaliada em quatro domínios, por meio de metodologia multivariada utilizando Análise de Componentes Principais (PCA). No domínio físico chilenos, salvadorenhos, colombianos e brasileiros estão satisfeitos com sua capacidade de locomoção. No domínio psicológico brasileiros, peruanos, paraguaios e Uruguaios afirmam estar satisfeitos consigo. No domínio relações sociais uruguaios, venezuelanos, bolivianos, chilenos e colombianos estão satisfeitos como apoio que recebem de seus amigos e no domínio meio ambiente, paraguaios, argentinos, equatorianos, brasileiros e Salvadorenhos estão insatisfeitos com as atividades recreativas. Os resultados deste estudo apontam aspectos que merecem atenção e mostram caminhos para o delineamento de diretrizes para melhorar a convivência e o rendimento escolar dos alunos nos cursos que vem desenvolvendo. Este estudo abrirá um leque amplo de temas a serem pesquisados com as comunidades discentes de outras universidades, à fim de conhecer diversos aspectos que possam influenciar na qualidade de vida dos estudantes . Agradecemos a UNILA através do PROBIC pela bolsa de iniciação científica concedida.Item Sociologia Constitucional Latino-Americana: a nova Constituição boliviana(2015-11) Frota, Luiz Phelipe Pimenta; Vieira, Gustavo OliveiraO objetivo da presente pesquisa é problematizar a inclusão dos povos indígenas sob o novo constitucionalismo boliviano, numa perspectiva dialética. Ao se promover o aporte teórico acerca da discussão abordada pelos direitos humanos na América Latina, faz-se necessário a inclusão da temática dos povos originários e o novo constitucionalismo latino-americano. Estes povos que, desde a narrativa oficial do continente foram negligenciados através da narrativa histórica oficial, não reconhecidos nem como atores figurantes dentro do processo de formação do continente. Em resposta a estes desafios é desenvolvida uma nova abordagem constitucional, que busca em seu núcleo a plurinacionalidade como parte de uma nova gramática acerca da garantia de direitos, até então negligenciados, dentre eles o cultural dos povos indígenas originais. Como estudo de caso, o presente trabalho tratou de analisar a Constituição da Bolívia de 2009, a que mais tem se destacado no assunto. Após, o texto trata de destacar, a nova gramática que contempla os direitos dos povos originários (indígenas originários campesinos) procurando, então, analisar os desafios enfrentados para se colocar em práticas tais direitos agora assegurados. Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq pela bolsa de iniciação científica concedida.