IV Encontro de Iniciação Científica da Unila “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira”
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Navegando IV Encontro de Iniciação Científica da Unila “UNILA 5 anos: Integração em Ciência, Tecnologia e Cultura na Tríplice Fronteira” por Assunto "Ações afirmativas"
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Item O debate étnico-racial na educação: políticas públicas Latino-Americanas(2015-11) Santana, Janaina de Jesus Lopes; Souza, Ângela Maria deA proposta desta pesquisa consistiu no levantamento sobre as políticas públicas voltadas para a educação no Brasil e Uruguai e posteriormente a realização da pesquisa etnográfica na escola Estadual Carlos Drummond de Andrade localizada no bairro Morumbi na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Com o Levantamento bibliográfico das políticas de cotas e ações afirmativas e expressões Culturais como forma de ampliação do Debate étnico racial no Uruguai e Brasil. Tendo como objetivo principal a expansão do debate étnico racial nas escolas de Foz do Iguaçu e região. O professor Kabengele Munanga (2008) nos coloca a importância da recuperação ou aprendizagem da história individual e coletiva que faz com que o individuo se sinta pertencente a uma / sua sociedade e de que como as políticas públicas de inclusão são importantes para a desconstrução histórico-social dentro das redes de ensino, mostrando as lutas e conquistas desta parte da população na estruturação dessa nação. Focalizamos na identificação das políticas públicas voltadas para o debate étnico racial no Brasil e no Uruguai e como essas políticas estão sendo aplicadas e efetivadas, especificamente no Brasil. No contexto Latino Americano a reivindicação por ações de políticas publicas para Afro descendentes, coincide com o processo de abertura democrática após ditaduras militares e com o fortalecimento dos grupos e movimentos sociais (Laura López, 2008). Como abordagem teórico-metodológico, utilizou-se: Atlântico Negro (Gilroy, 2001), , Colonialismo (CÉSAIRE, 1978), Diáspora, Identidade negra e negritude (HALL, 2011; Munanga, 2012). Agradecemos ao CNPq pela bolsa de iniciação científica concedida, a equipe pedagógica, os professores e os estudantes da escola Carlos Drummond de Andrade, que gentilmente cederam espaço, onde sem essa oportunidade não iria ser viável a realização desse trabalho e da orientação da professora Ângela Maria de Souza.Item Movimento de ações Afro-reparaciones: (Re)pensando as identidades negras na América Latina(2015-11) Silva, Ronaldo; Souza, Angela Maria deA América Latina e o Caribe emanam em um contexto político-cultural e histórico, marcado por lutas, resistências e reexistência de milhares de pessoas na tentativa de se reafirmarem diante as marcas deixada pelas políticas escravocratas. Não obstante, a insurgência de movimentos políticos sociais e culturais, pós-ditadura militar (1980-90), revelaram-se determinantes no processo de (re)democratização dos Estados latino-americanos marcado pela emergência de uma agenda de políticas públicas voltadas as demandas locais e regionais. Desde a década de 1990, vive-se na América Latina uma insurgência político-social na promoção de uma agenda pública voltada para as populações afro-descendentes, na forma de ações afirmativas e de afro-reparações. No entanto, para compreender o desenvolvimento de uma agenda de políticas públicas (Souza, 2006) voltadas para as populações afrodescendentes, analisa-se no Brasil e na Colômbia, através de um um levantamento de dados, quantitativos e qualitativos, a criação das diretrizes e implementação das políticas públicas de ações afirmativas e reparações voltadas para a educação. Como abordagem teórico-metodológico, utilizou-se conceitos e concepções sobre: Atlântico Negro (GILROY, 2001), Cultura (GEERTZ, 2011; BHABHA, 2010; WILLIAMS, 2011), Colonialismo (CÉSAIRE, 1978; QUIJANO, 2005), Diáspora, Identidade negra e negritude (HALL, 2011; MUNANGA, 2012), Espaço (GOTTDIENER, 2010), Nação (SEGATO, 2007), Sociedade (CASTELLS, 2001; GILDDENS, 2009). O contexto de criação e implementação das políticas públicas de ações afirmativas e reparações voltadas para as populações afro-latino-americanas, no Brasil e na Colômbia, permite-nos olhar dois Estados-nação com maiores números de populações negras, marcados por insurgências de lutas e reivindicações de direitos humanos fundamentais, por visibilidades e reconhecimentos de uma agenda pública que permaneceu apagada durante anos. Pois, as agendas públicas de ações afirmativas e reparações em ambos países, caracterizam-se determinantes diante as especificidades culturais e a própria forma como, cada Estado-nação, define o pertencimento étnico-racial de sua população. Seja na análise do pertencimentos local à construção de suas identidades e suas nações. Dessa forma, o contexto de estruturação e o de desenvolvimento de ações afirmativas e de reparações, evidenciam no século XXI, a necessidade de reconhecimento das heranças histórico-culturais que a escravização e o genocídio de milhões de negros e índios. As marcas da conquista e invenção do Novo Mundo revela a instauração e construção do poder colonial, histórico mundial, na produção de modelos de classificação social, cultural, econômico e estratificação de raça, classe, poder, etc. (QUIJANO, 2005). Contudo, se faz necessário reafirmar a importância da promoção de agendas de políticas públicas que possam minimizarem as desigualdades e criar mecanismos de integração social, cultural e econômico, diminuindo assim, as assimetrias que marcam estas populações. Agradecemos ao PIBIC-UNILA pela bolsa de iniciação científica concedida.