TCC - Geografia - Bacharelado
URI Permanente para esta coleção
ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Bacharelado em Geografia
Navegar
Navegando TCC - Geografia - Bacharelado por Assunto "Análise Rítmica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Pokémon Go e a influência do tempo atmosférico: a representação dos termos climáticos através do sistema de clima existente no jogo de realidade aumentada.(2021) Pereira, Diego HenriqueAmplamente difundidos na atualidade, os jogos mobile ganham cada vez mais destaque no cotidiano das pessoas, principalmente pela facilidade de acesso e jogabilidade, em alguns casos, possibilitando as pessoas a não se dispor de muito tempo para que consiga um momento de diversão entre seus horários de rotina. Soma-se a isso, a importância do acesso ao conhecimento científico repassado por quem trabalha de uma forma didática que facilita o aprendizado dos usuários dos jogos; e para tal, buscou-se relacionar a Climatologia Geográfica, disciplina amplamente discutida no âmbito acadêmico, com o jogo mobile de realidade aumentada “Pokémon GO”, popular entre os jogos para smartphones. Como objetivo, identifica-se e relaciona-se as variáveis do tempo atmosférico com o sistema “climático” do jogo de modo amplo, abrangendo seus aspectos internos e a percepção dos jogadores. Sua metodologia consistiu em uma abordagem quali-quantitativa e de caráter exploratório em que, primeiramente, relacionou-se os dados obtidos através do jogo em um período, com os dados referentes ao tempo e clima dos pontos amostrais e, também, na aplicação de um questionário para coletar as opiniões dos jogadores sobre os assuntos abordados. Nos resultados, pode-se verificar que, de modo geral, a proposta dos desenvolvedores para o sistema meteorológico do jogo evidencia na prática o que se propõe aos jogadores, sendo estes, responsáveis por exemplificar, através do questionário, os problemas que se resultam deste sistema para o jogo. Por fim, este trabalho evidencia as possibilidades da utilização de jogos digitais de realidade aumentada, não só para abordar temas geográficos, mas como dispositivo facilitador do entendimento desses temas para seu público-alvo e na utilização deste jogo de forma lúdica nas aulas de Geografia.