UNILA | Produção Científica
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Navegando UNILA | Produção Científica por Assunto "América Latina"
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Item América Latina interdisciplinar e plural: Territórios da arte e da memória(Pedro & João Editores, 2020-12-10) Oliveira, Bruno Elias Gomes de; Benitez, Marina Aurelia Cantero; Moraes, Karin Helena Antunes de; Guerra, Celeste Skewes; Macedo, André de Souza; Quinta, Hugo; Sonderegger, Melba; Souza, Izabela Fernandes de; Caro, María Camila González; Gamarra, Maíra CostaColeção 'América Latina Interdisciplinar e Plural' contempla trabalhos de discentes, docentes, egressos(as) e convidados(as) externos(as) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).Item América Latina interdisciplinar e plural: Territórios em disputa: línguas, memórias e identidades(Pedro & João Editores, 2020-12-10) Livi, Carina Chaves Dos Santos; Fortes, Laura; Velazquez, Dario; Ribeiro, Simone Beatriz Cordeiro; Pozzo, Aníbal Orué; Pereira, Diana Araujo; Lima, Leticia Consalter de; Silva, Paulo Renato da; Moran, Johnny Octavio Obando; Rocha, Marcelo Augusto; Veiga, Léia Aparecida; Da Silva, Nathan Heringer C.Coleção 'América Latina Interdisciplinar e Plural' contempla trabalhos de discentes, docentes, egressos(as) e convidados(as) externos(as) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).Item América Latina interdisciplinar e plural: Territórios liminares: violências, direitos e sensibilidades(Pedro & João Editores, 2020-12-10) Oliveira, Marcos de Jesus; Huertas, Mayra Alejandra Bernal; Souza, Ângela Maria de; Sousa, Camila Viviane Lui de; Amarante, Maria Inês; Quinta, Hugo; Ciacchi, Andrea; Araujo, Jonas Mateus Ferreira; Oissa, Adrielly; Chernavsky, Analía; Rincón, Lucía Castillo; Souza, Lívia Santos de; Silva, Anaxsuell Fernando da; Ungaro, Estela Rocha de; Amato, Laura Janaina Dias; Ramalho, Fábio Allan MendesColeção 'América Latina Interdisciplinar e Plural' contempla trabalhos de discentes, docentes, egressos(as) e convidados(as) externos(as) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).Item Desafíos democráticos latinoamericanos en perspectiva comparada(Editorial Universidad Nacional de Rosário (UNR), 2017-03-15) Oliveira, Renata Peixoto de.(org); Lucca, Juan Bautista (org); Gaitán, Alfredo Lara (org)Este libro es una compilación de artículos diversos, resultantes de las investigaciones recientes de profesionales de distintas instituciones de Latinoamérica que conforman al grupo de investigación Democratización en Latinoamérica en Perspectiva Comparada (DALC) de la Asociación Latinoamericana de Ciéncia Política ( Alacip) y fué lanzado por el editorial de la UNR en Argentina. De una manera general los temas tratados son Modelos y calidad de la democracia, Identidad y participación ciudadana, liderazgo y representación política en los países de la región.Item Estudos do som produzidos na América Latina: o perfil da pesquisa sobre o som cinematográfico(Revista Brasileira de Iniciação Científica, 2018) Muller, Ana Carolina Gava; Flores, Virginia OsorioA pesquisa consiste em fazer um levantamento das produções textuais que vem sendo feitas no meio acadêmico na América Latina sobre o som cinematográfico, tomando em conta o crescente interesse pelo som no cinema das últimas décadas, tanto no âmbito de realização, quanto teórico. Procuramos refletir brevemente sobre as tendências temáticas que os sound studies tomam no continente latino-americano, e contribuir com a valorização e divulgação destes trabalhos. Esta pesquisa encontra-se em andamento.Item Fases de Integração e o Século XXI(XVI Congresso Internacional Fomerco, 2017-09-27) Xavier, Jackson Francisco de LimaAs ondas de integração são distintas fases do processo de integração que prevaleceram ideologicamente na política econômica internacional dos Países Latino Americanos. Diversos autores, como Nilson Araujo de Souza, Raphael Padula, José Luís Fiori, Amado Cervo e Flávio Sombra Saraiva indicam fases, onde o Latino americanismo, o Pan-americanismo e o Sul americanismo foram suas respectivas bases ideológicas. Em nível de análise sistemática, as ondas começaram e terminaram com eventos históricos marcantes: a 1° fase foi permeada por Políticas Estratégicas dirigidas por Estados Nacionais, começando com o fim da 2° G.G., moldada pelo Consenso de Bretton Woods, pela Industrialização, a substituição de Importações e protecionismo econômico; a 2° fase é o fim da primeira, ela é conhecida como de regime aberto (mercadológica), começa a partir de 1991, sendo marcada pela queda do Muro de Berlim e governos Neoliberais, o fim da URSS e Unipolaridade Internacional; a 3° fase, 2003-2016, foi de integração Política Estratégica, marcada por governos progressistas da Argentina, Brasil e Venezuela e multipolaridade internacional. No entanto, esta última fase, aparentemente, pode estar com seus dias contatos devido ao processo atual de derrocada desses governos progressistas, principais motores desse processo, os quais estão sendo abruptamente substituídos por governos neoliberais, favoráveis às relações com países hegemônicos no sistema internacional, em detrimento dos da região Latino-americana. Esta última fase, deixa, portanto, em abertas as trajetórias possíveis, inclusive a de uma nova onda.Item FUCVAM e seus princípios norteadores de uma moradia digna na América Latina(2016) Martins, Pedro HenriqueFundada em 24 de maio de 1970, após uma série de problemáticas entre cooperativas menores, FUCVAM (Federación Uruguaia de Cooperativas de Vivienda por Ayuda Mutua) nasce com um propósito de unificar as necessidades de habitação e de identidade organizacional no Uruguai. Sua criação deu-se pela classe trabalhadora, que até o início da década de 60, encontra-se com uma grande presença por todo país. De origem sindicalista, a FUCVAM até 1975 construiu vários conjuntos habitacionais por meio da ajuda mútua, onde seus próprios moradores participavam na construção de suas casas, que até então representavam 50% de moradias construídas no Uruguai, porém quando o governo militar sobe ao poder, começa um longo período de repressões contra o movimento cooperativoItem Fundamentos de América Latina 1: Conteúdo livre e aberto do segundo módulo da disciplina (2020)(Renata Peixoto de Oliveira, 2020-04-01) Oliveira, Renata Peixoto deEste material foi preparado para dar continuidade às atividades elaboradas com base nos conteúdos previstos para o primeiro módulo da disciplina de FAL 1, ministrada pela docente Renata Peixoto de Oliveira. Trata-se de material educativo aberto ao público e que é abordado de maneira dinâmica e lúdica. Especificamente, neste módulo, as guerras que marcaram a construção de nossos Estados Nacionais e a formação de nossas grandes cidades, serão os principais temas de estudo.Item La cuestión del cuidado en el escenario post pandemia. ¿Hacia Estados del Cuidado o hacia Gilead?(Revista Interdisciplinária em Cultura e Sociedade (RICS), 2020-12) Ferro, Silvia LilianEsta comunicación se propone analizar el impacto de la pandemia por COVID 19 en la preexistente crisis global del cuidado, que afecta también a sociedades latino-americanas. Seguidamente, se realiza análisis prospectivo buscando identificar elementos del presente con potencial de proyección al futuro inmediato y mediato, que puedan reconfigurar en forma duradera aspectos estructurales en la organización social del cuidado La metodología es comparativa, considerando estudios en perspectiva de género realizados por organismos multilaterales, áreas estatales y por organizaciones de la sociedad civil, así como estadísticas oficiales. Se colocan estos resultados provisorios en diálogo epistemológico con literatura académica de referencia en el tema. Los resultados presentan posibles alternativas dicotómicas en el escenario post-pandemia: elevación del cuidado a categoría política y ethos civilizatorio materializado en formas de Estado ad hoc, o el retorno al patriarcado como lógica absoluta para la convivencia humana, esta vez en nombre de la racionalidad sanitaria.Item Relatório de estágio de docência(2025-04-04) Deitos, Miguel BruchA Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi inaugurada em 2010 na cidade de Foz do Iguaçu, região Oeste do Estado do Paraná. Instaurada como uma Universidade Federal com vocação para a integração da América-Latina, a UNILA acolhe alunos das mais diversas nacionalidades e oferta uma gama de oportunidades em cursos de nível superior. Nesse contexto, foi aprovado em 2014 pela mesma Instituição de Ensino Superior, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) buscando formar pessoal capacitado, professores e pesquisadores, que se debrucem sobre a diversidade das manifestações literárias da América-Latina através de reflexões comparatistas desenvolvidas na área da Linguística e Literatura. Para conceder o título de Mestre em Literatura Comparada exige-se do pós-graduando a realização do Estágio de Docência em curso de graduação da área de perfil de avaliação do curso pela CAPES ou na disciplina de Fundamentos da América Latina, pertencente ao ciclo comum de estudos da UNILA. Além disso, o Estágio de Docência também é demandado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aos bolsistas da categoria Demanda Social (CAPES/DS). Portanto, entende-se que além do estágio ser compatível com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado, suas atividades também devem integrar-se a pesquisa desenvolvida e contemplada pelo referido programa de bolsas. O estágio vem contribuir para a aproximação do mestrando ao ambiente e atividades da docência, reflexionando sobre as ações pedagógicas necessárias ao processo formativo do Ensino Superior. Assim, durante o semestre 2023.2, iniciado em 20 de novembro de 2023 e finalizado em 22 de abril de 2024, conduzi meu Estágio de Docência na disciplina de Fundamentos da América Latina II, vinculada à graduação em Administração Pública e Políticas Públicas da UNILA. Ao longo do período ministrei três aulas, respectivamente sobre fotografia, cinema e literatura na América Latina e Caribe. Além disso, assisti e auxiliei na condução das demais aulas e atividades planejadas juntamente aos alunos. O plano de atividades foi desenvolvido em parceria com a docente responsável pela disciplina, a Doutora Renata Peixoto de Oliveira, que adota diversificadas metodologias de ensino em sala de aula.Item Rompendo o Cerco: educAção por toda parte(Pedro & João Editores, 2020-12-10) Araujo, Jonas Mateus Ferreira“Rompemos o cerco” é uma obra que busca dialogar com os processos de resistência no Nordeste. Faz referência às ofensivas dos poderes contra as formas de resistência, com as quais iniciam um método chamado "cerco", consistindo em cercar o inimigo e silenciá-lo. Na obra, esse cerco já foi quebrado, os personagens estão passando à ação. Ainda, busca-se fugir da imagem do Nordeste como um lugar de seca e de sofrimento, procurando retratar a sua diversidade cultural e territorial.Item Sagas juvenis distópicas da América Latina: espaço Latino-Americano, protagnismo feminino e escritoras mulheres(Revista Brasileira de Iniciação Científica, 2019) Farias, Lais Dias deApresentamos parte da iniciação científica “Sagas Juvenis Distópicas da América Latina: espaço latino- americano, protagonismo feminino e escritoras mulheres” que estuda os imaginários presentes nas trilogias “Rebelión”, de Anna K. Franco e “Anômalos”, de Bárbara Morais, sagas com protagonistas femininas elaboradas por escritoras latino-americanas. Para a análise investigamos os generos da literatura para Jovens Adultos (COATS, 2010; HUNT, 1996), da literatura distópica para jovens adultos (RODRIGUES, 2015; GONÇALVES, 2015; VARGAS, 2013), e aproximamos a literatura de ficção científica com a escrita de mulheres, observando distinções na representação das personagens femininas e como alteram o andamento da literatura distópica.Item A UNILA em Construção: um projeto universitário para a América Latina.(Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA, 2017-11-27) Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEAA vocação da Unila é de ser uma universidade cuja missão será a de contribuir para a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais. A Unila será estruturada com uma organização administrativa inovadora e com uma concepção acadêmico-científica aberta aos avanços científicos, humanísticos e culturais atuais e futuros. Comprometida com o destino das sociedades latino-americanas, cujas raízes estão referenciadas na herança da Reforma de Córdoba (1918), está voltada para o futuro visando contribuir, por meio do papel estratégico do conhecimento compartilhado na construção de sociedades sustentáveis no século XXI, fundadas na identidade latino-americana em sua diversidade cultural e orientação para o desenvolvimento, com justiça social e sustentabilidade socioambiental. A missão da Unila é a de contribuir para o avanço da integração da região, com uma oferta ampla de cursos de graduação e pós-graduação em todos os campos do conhecimento abertos a professores, pesquisadores e estudantes de todos os países da América Latina. Como instituição federal pública brasileira pretende, dentro de sua vocação transnacional, contribuir para o aprofundamento do processo de integração regional, por meio do conhecimento compartilhado, promovendo pesquisas avançadas em rede e a formação de recursos humanos de alto nível, a partir de seu Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), com cátedras regionais nas diversas áreas do saber artístico, humanístico, científico e tecnológico.