IC - Anais de Iniciação Científica e de Extensão da Unila
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Navegando IC - Anais de Iniciação Científica e de Extensão da Unila por Assunto "II Encontro de Iniciação Científica"
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Item Anais do 2º Encontro de Iniciação Científica da Unila "Resultados em debate"(2013-07) Ciacchi, Andrea; Cruz, Andréia da; Silva, Anilton Oliveira da; Prado, Berenice Schelbauer do; Muniz, Cláudia Maria Serino Lacerda; Ferreira, Emmanuelle Christianes; Marques, Erwin Becker; Montezol, Guilherme Otávio; Lima Júnior, Jayme Benvenuto; Löwenberg Neto, Peter; Tonatto, Regiane Cristina; Lucas, Yulla Gonçalves RuasO Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unila (Probic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central em direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do II Encontro de Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes.