PPGHIS - Programa de Pós-Graduação História
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Navegando PPGHIS - Programa de Pós-Graduação História por Assunto "Feministas negras. Mulheres negras. Mulheres intelectuais. Teresina."
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Item Ayabás: História, Memória e Trajetória de Mulheres Negras em Teresina/PI – 1980 - 2000(2022) Sousa, Juliana Alves de; OrientaçãoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as trajetórias e experiências políticas, sociais e culturais de mulheres negras, no período compreendido entre os anos de 1980 a 2000, na cidade de Teresina-PI. Supomos que suas trajetórias estão marcadas por uma dinâmica que remete à sua condição diaspórica expressa nos diferentes sentimentos de resistência, luta e pertencimento alicerçados na ancestralidade e na sabedoria africana que são reinterpretados e reinventados cotidianamente no ambiente de diáspora. Ademais, são mulheres que possuem uma práxis que visa não só transformar a vida de outras mulheres negras, mas a própria sociedade, uma vez que quando elas se movimentam toda a estruturas da sociedade se movimentam com elas (DAVIS, 2017). No tocante a metodologia de trabalho, utilizo como orientação teórico- metodológico a História Oral para registrar o depoimento de três mulheres negras que tiveram suas vidas perpassadas pelo racismo e as violências que este proporciona; vivenciaram movimentos políticos e identitários e, por conseguinte, deram início ao movimento de mulheres negras em Teresina entre 1980 a 2000, dentro dos grupos mistos, por meio da realização de entrevistas. Portanto, dentro dessa metodologia optei por fazer entrevistas semiestruturadas divididas em duas etapas: a história de vida e a história temática, sendo que ambas não se dissociam uma da outra. Assim, pudemos compreender através dessa metodologia, como elas construíram suas identidades enquanto mulheres negras perpassando pelas questões de raça, classe, gênero, religião, entre outros a partir da cidade de Teresina com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e igualitária. Para dialogar com a metodologia da História Oral, nos valemos de fontes secundárias, como fotografias, e estatutos.