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Navegando por Assunto "internacionalização"

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    “Destino do mundo”: a internacionalização do turismo de Foz do Iguaçu no contexto da pandemia de Covid 19.
    (2024) Galante, Ana Vitoria Pereira
    Este trabalho investiga o processo de internacionalização da marca “Destino do Mundo”, que representa o destino turístico de Foz do Iguaçu, com um recorte temporal de 2020 a 2023, marcado pela pandemia de COVID-19 e pela subsequente retomada do turismo global. Considerando a interseção entre Turismo e Relações Internacionais, a pesquisa busca compreender as ações e o planejamento que moldaram a promoção internacional de Foz do Iguaçu, destacando as influências globais e locais que impactaram esse processo. A metodologia adotada inclui uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental, analisando documentos oficiais, relatórios de desempenho turístico e campanhas de marketing. Os resultados apontam que a internacionalização do destino é sustentada pela participação em feiras internacionais, parcerias estratégicas e campanhas de promoção, com destaque para a América Latina, América do Norte e Europa. No entanto, foi observada uma falta de crescimento em mercados como China e outras regiões emergentes. Conclui-se que, apesar da eficácia das ações promocionais, há uma necessidade de diversificação nas estratégias de marketing para manter a competitividade do destino. A hipótese de que a cooperação ocorre em um ambiente restrito foi parcialmente confirmada, revelando a importância de expandir o alcance das ações internacionais
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    Movimento pró-cultura lixo zero na América Latina - uma pesquisa-participante.
    (2024) Soares, Fatima Auxiliadora Langbeck
    O surgimento do conceito de Zero Waste ou Desperdício Zero ou, ainda, Lixo/Resíduo Zero marca um ponto de destaque na história da conscientização ambiental e na busca por soluções sustentáveis para a problemática da geração, gestão e destinação dos resíduos sólidos. Embora não haja um marco temporal preciso para o início do movimento Desperdício Zero, suas raízes podem ser observadas nas décadas de 1970 e 1980, quando surgiram as primeiras discussões sobre a necessidade de reduzir o desperdício e repensar os padrões de consumo. A gestão dos resíduos constitui um dos maiores desafios para a sustentabilidade em países da América Latina e Caribe (ALC), com destaque para a fronteira trinacional no Sul do Brasil. A região, caracterizada pela convergência entre Brasil, Paraguai e Argentina, enfrenta desafios ambientais relacionados à gestão de resíduos devido à densidade populacional, à atual aplicabilidade do sistema de gerenciamento de resíduo urbano, à lenta propagação de uma educação ambiental efetiva e a uma infraestrutura compartilhada limitada. Esta pesquisa é motivada pelo sentido de urgência em encontrar soluções ou amenizantes sustentáveis para a crise de resíduos que assola diversos pontos do globo. A aplicação do conceito Zero Waste/ Desperdício Zero na América Latina pode ter impacto na redução do desperdício, na mitigação da poluição e na melhoria da qualidade de vida da população, além de representar incremento de renda para os setores mais marginalizados da sociedade. A relevância e originalidade da pesquisa residem no fato de que ela aborda uma temática ainda pouco explorada no contexto da integração regional na América Latina. O movimento Desperdício Zero, embora seja uma filosofia aplicada em todo o mundo, ainda não recebeu a devida atenção no contexto da integração regional na América Latina. O estudo investigou a internacionalização das práticas do Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB, umas das instituições pioneiras na propagação deste conceito no território nacional, através do marco temporal de um ano, iniciando no II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero realizado em Brasília/DF em 2021, até um mês após o I Congresso Lixo Zero LATAM realizado em Foz do Iguaçu/PR em 2022. Através da metodologia pedagógica aplicada no ILZB, são examinadas as ações do instituto para uma gestão mais sustentável de resíduos, elegendo como recorte geográfico de investigação a fronteira trinacional de Foz do Iguaçu/PR. A pesquisa também aborda o contexto da diplomacia ambiental atual, visando identificar estratégias para superar desafios transfronteiriços e desenvolver soluções integradas. A abordagem da pesquisa-participante aqui adotada incorpora não apenas uma análise teórica, mas também uma perspectiva prática da pesquisadora, que na ocasião atuava como embaixadora do ILZB. Esse envolvimento direto com a propagação da noção de lixo zero permite uma compreensão das complexidades e desafios envolvidos na internacionalização do conceito. Observações participantes em eventos relacionados ao tema e análises de documentos e dados pertinentes são componentes essenciais do processo de pesquisa. Adicionalmente, são realizadas entrevistas com embaixadores/as Lixo Zero da América Latina, nas quais se destacam dois principais campos semânticos relativos a vivências e reconhecimentos. Ao final, a pesquisa aspira oferecer perspectivas para formuladores de políticas públicas, ativistas ambientais e líderes comunitários interessados em implementar ações para uma transição cultural ao comportamento relacionado à produção de resíduos na região trinacional. A construção de parcerias colaborativas e a disseminação de melhores práticas emergem como fatores essenciais para avançar nessa agenda de sustentabilidade ambiental.
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    O espanhol no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o seu espaço na perspectiva da integração regional
    (2024) Alencar, Beatriz Aparecida
    A língua espanhola tem vivenciado, recentemente, cenários desfavoráveis no Brasil: depois de um período áureo no início dos anos 2000, a língua foi gradativamente se apagando no ambiente escolar tanto nas esferas municipais, estaduais quanto federais. Apesar da busca por uma educação integral nos institutos federais de educação nota-se que esta invisibilidade da língua espanhola também não passa ilesa nessas escolas técnicas integradas. Neste sentido, este trabalho pretende trazer brevemente o histórico do ensino de língua espanhola no IFMS bem como iniciativas que buscam a manutenção do ensino ou da promoção de momentos que alertem para a importância da língua na instituição. Sendo assim, nosso objetivo principal é refletir sobre a necessidade da inclusão e da existência dessa língua nos cursos do IFMS, tendo em vista que a instituição está localizada na fronteira oeste, os anseios de integração regional já pensados pelo Mercosul e agora pela concretização da Rota Bioceânica. Para tanto, o estudo será estruturado a partir de pesquisa bibliográfica e documental e será composto por um tópico que tratará das concepções e do histórico da instituição e sobre a localização e os fatores econômicos sociais do espaço em que está implantada a instituição. Discutirá sobre como a língua espanhola tem sobrevivido na instituição desde a sua criação e busca refletir sobre a importância da inclusão e/ou manutenção do ensino dessa língua em uma região limítrofe com países que possuem a língua espanhola como oficial (Paraguai e Bolívia). Espera-se com este estudo, discutir sobre a importância da língua espanhola e do seu ensino e da relevância de ações que busquem a internacionalização e a cooperação institucional entre o IFMS e as instituições escolares de países vizinhos. Ações essas que poderão contar positivamente nos diferentes cenários econômicos, educacionais, regionais e sociais em que o IFMS venha a se inserir e contribuirá na formação de estudantes no que tange o caráter linguístico, profissional e social. Resumen El idioma español ha vivido, recientemente, circunstancias desfavorables no Brasil: luego de una época dorada que inició en el año 2000, el idioma fue desapareciendo paulatinamente en el ámbito escolar tanto a nivel municipal, estatal como federal. Pese a la búsqueda de una educación integral en los institutos educativos federales, se advierte que esa invisibilidad de la lengua española tampoco sale ilesa en las escuelas técnicas integradas. En este sentido, este trabajo pretende esbozar brevemente la historia de la enseñanza de la lengua española en IFMS como iniciativas que buscan mantener la enseñanza o promover momentos que nos alerten sobre la importancia de la lengua en la institución. Así, nuestro principal objetivo es reflexionar sobre la necesidad de inclusión y existencia del lenguaje en los cursos IFMS, considerando que la institución está ubicada en la frontera occidental, los anhelos de integración regional fueron diseñados para el Mercosur y ahora están en proceso de concretarse con la Ruta Bioceánica. Por lo tanto, el estudio se estructurará con base en investigaciones bibliográficas y documentales y constará de un tema que abordará las concepciones e historia de la institución y sobre la ubicación y factores socioeconómicos del espacio en el que se ubica la institución. Se discutirá cómo la lengua española ha sobrevivido en la institución desde su creación y se busca reflexionar sobre la importancia de incluir y/o mantener la enseñanza de esta lengua en una región limítrofe con países que tienen la lengua española como lengua oficial (Paraguay y Bolivia). Se espera que este estudio discuta la importancia de la lengua española y su enseñanza y la relevancia de acciones que busquen la internacionalización y la cooperación institucional entre los SIAF y las instituciones escolares de los países vecinos. Estas acciones podrían tener un impacto positivo en los diferentes escenarios económicos, educativos, regionales y sociales en los que se insertará el IFMS y contribuirán a la formación de los estudiantes en términos de aspectos lingüísticos, profesionales y sociales.
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    Olhares sobre as políticas educacionais no Brasil entre 2003 e 2010: a internacionalização da educação superior sob a égide do capitalismo
    (2024) Stoeckl, Bianca Petermann
    Este trabalho busca fazer uma análise crítica à política de educação superior do Brasil, promovida pelo Governo Lula entre 2003 e 2010, que esteve alinhada ao modelo hegemônico de internacionalização, seguindo os preceitos das agendas internacionais estabelecidas por organismos multilaterais. O fomento à internacionalização da educação superior foi uma importante estratégia da política externa brasileira, que ambicionava pela liderança regional. A cooperação internacional pelas vias educacionais buscou formar a imagem de um país solidário, especialmente com América Latina e África - territórios de interesse tanto político como econômico para o país. O estudo revelou o alinhamento das políticas do governo Lula às agendas neoliberais e as tensões entre o discurso da inclusão e solidariedade e as práticas de subordinação à lógica capitalista, e refletem os desafios enfrentados por países emergentes como o Brasil ao tentar navegar entre as expectativas internas de desenvolvimento social e as pressões externas por competitividade no cenário mundial.
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 - Polo Universitário
  • CEP: 85870-650 | Foz do Iguaçu - Paraná

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