Navegando por Assunto "UNILA"
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Item A violência contra as mulheres e a evasão universitária na Unila - percepção das mulheres da comunidade unileira.(2024) Leoncio, Juliana Helena CorrêaO presente trabalho deseja entender a relação entre a violência contra as mulheres e a evasão universitária na Unila pela perspectiva das mulheres da comunidade universitária. Nas últimas décadas os números de crimes violentos e sexuais contra as mulheres aumentaram significativamente no Brasil e no mundo. Pode-se afirmar que a violência está presente no cotidiano das mulheres, nos diferentes percursos e em todas as fases da vida: na infância, na adolescência, na fase adulta e na velhice. Ou seja, mulheres podem ser agredidas em todos os lugares, na rua, no hospital ou na igreja, no ambiente doméstico e até mesmo nas instituições de ensino. Essa violência apresenta-se de muitas formas, como por meio das violências física, sexual, psicológica, moral, patrimonial, além da institucional que se manifesta pela omissão do próprio Estado. A violência é resultado do delineado patriarcal na sociedade que, no decorrer do tempo, espaço e por meio das leis, teve seu discurso e sua manifestação replicados por homens, mulheres e pelo Estado. Desse modo, o trabalho discute a violência, demonstra a ação e a omissão legislativa do Estado, em relação à violência contra as mulheres, utilizando-se de textos bibliográficos e de leis. Além disso, apresenta a percepção das mulheres da comunidade unileira sobre a relação entre a violência contra as mulheres e a evasão universitária, utilizando-se de dados coletados em entrevistas com mulheres da comunidade universitária (docentes, discentes e TAEs). Demonstra, por fim, como a influência desse contexto violento pode resultar na evasão universitária na Unila.Item Acesso e Permanência no Ensino Superior: um retrato da ação afirmativa na UNILA.(2019-03) Ana Paula, Nunes; Anderson, Alves; Marcos, Oliveira; Waldemir, RosaRelatório Final referente ao Edital IMEA 06/2018 "Estudos sobre a UNILA"Item Análise das Tarifas de Energia Elétrica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana.(2022) Silva, Pedro Vitor Ildefonso daO seguinte trabalho tem como principal objetivo a realização dos ajustes na contratação de energia elétrica da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) a partir da análise das tarifas. A posse dos dados gerados de compra de energia elétrica ao longo dos anos permite a realização de análises no período entre 2015 e 2021. Estas análises devem ser realizadas com período bem definido para evitar o desperdício que pode ocorrer pela ultrapassagem da demanda contratada ou pela contratação em excesso. Realizados os devidos estudos, foram sugeridas decisões que podem ser tomadas para otimização financeira da instituição. A mudança de contrato da unidade consumidora 53397690 (jardim universitário) para um contrato sazonal, por exemplo, tem o potencial de redução de gastos em torno de R$ 11.000,00 anuais. Já uma mudança de modalidade tarifária da tarifa B convencional para a tarifa B branca demonstra um potencial de redução de R$ 13.000,00 ao ano quando realizado na unidade consumidora 94885001 (vila A). Além do seu principal objetivo, este trabalho ainda procura elucidar aos seus leitores como é realizada a composição da tarifa de energia elétrica a partir de um exemplo prático.Item O Corpo-unileiro - Saúde, Migração e Fronteira: Diálogos Antropológicos.(2023) Oliveira, Alessandra Mawu DefendiO presente trabalho objetiva analisar a relação dos estudantes não-brasileiros da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA com os serviços de saúde, seja no âmbito interno da instituição ou externo na rede de atendimento da cidade. A pesquisa parte de uma compreensão antropológica onde os fatores culturais são relevantes para entender o processo saúde-doença e a complexidade dessas realidades do ponto de vista da migração. Portanto, parto da perspectiva de que a instituição pode ser entendida como um corpo entre docentes, discentes e técnicos, que no caso da UNILA, tornam-se o “corpo-unileiro”, categoria social e biológica com necessidades de cuidado e apoio específicos. Trata-se de uma pesquisa etnográfica onde recorri às histórias e os relatos, a revisão de literatura, notícias e redes sociais, conversas e entrevistas, identificar na vivência as demandas dos estudantes. Finalmente, proponho pensar as especificidades nas políticas em saúde dos estudantes e os caminhos para chegarmos a Políticas Interculturais de Saúde na fronteira. Desde já observo que, na criação da UNILA, pouco tem sido feito para a criação de um sistema que possa atender satisfatoriamente as particularidades dos discentes dos países latino-americanos. Para tanto, faz-se necessário construir, junto ao corpo-unileiro e os municípios da fronteira, políticas de saúde e de acolhimento nos serviços públicos que sejam eficazes às demandas de sua população.Item Glossário terminológico da UNILA(EDUNILA, 2019) Pascua Vílchez, FidelO Glossário Terminológico da UNILA foi criado com a intenção de auxiliar alunos, professores, técnicos e comunidade externa à universidade e constitui o principal objeto resultante de uma pesquisa desenvolvida durante dois anos e meio na área da Terminologia, norteada pelos postulados teóricos da Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT). A pesquisa, inspirada pelas teorias de Cabré (1999; 2000; 2005) e outros teóricos da Terminologia, como Krieger & Finatto (2004), Bevilacqua (2004) ou Wüster (1998), teve como frutos artigos publicados em revistas especializadas, em anais de congressos etc. Como conclusão principal, estabeleceu-se que o léxico acadêmico incluído no marco normativo universitário constitui a terminologia de uma área específica, ao estar presente dentro de um corpus de documentos normativos e, portanto, deve cumprir com a máxima de monovalência nesse dado contexto, apesar de que no uso comum da língua possa ser polissêmico. Quanto à metodologia aplicada, fizemos, em primeiro lugar, uma delimitação do objeto de estudo, o marco normativo da UNILA, selecionando os documentos que regem a universidade; depois, foram extraídas palavras e locuções que poderiam ser termos deste glossário. Na sequência, organizamos os termos em árvores de domínio que mostrassem suas relações conceituais. Finalmente, todas as informações foram registradas em fichas terminológicas, que serviram posteriormente para a elaboração do glossário.Item La Dimensión Política e Intercultural en la Formación Permanente de Docentes que Actúan en Escuelas de Frontera: Análisis del Programa “Pedagogía Intercultural” de la UNILA(2021) Tallei, JorgelinaEl objetivo de esta tesis es analizar las acciones de formación en el Programa de formación docente permanente denominado Pedagogía Intercultural propuesto por el grupo de investigación Linguagem, Politica e Ciudadanía de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), entre los años 2016 y 2018, ofertado para las docentes de la red municipal de enseñanza en la ciudad de Foz de Iguazú, Paraná, Brasil. El objetivo general de mencionado programa es pensar una educación de y para las fronteras en la ciudad de Foz de Iguazú a partir de temáticas que problematizan el territorio. La metodología adoptada se basa en una perspectiva de investigación acción participativa desde el concepto del sociólogo colombiano Fals Borda. Por medio de la concepción de una investigación acción participativa y la constitución del ser sentipensante, esta investigación se propone analizar las accionesformativas del Programa de Formación permanente “Pedagogía Intercultural”. Para el análisis de los datos, fueron realizadas observaciones de las acciones formativas propuestas por el Programa, completando un total de 19. Asimismo, se utilizó como instrumento de investigación el cuestionario con base en preguntas de carácter semiabiertas, diarios de campo y análisis documental. Los datos demostraron, por un lado, que la lógica monocultural está presente en los espacios escolares y, por otro lado, que es posible planificar programas de formación docente permanente considerando el contexto trinacional. También ponen en evidencia que acciones articuladas entre la comunidad escolar y las universidades públicas, como también la política local, permiten la planificación conjunta de políticas públicas de formación docente permanente considerando el contexto. A su vez, los datos arrojan resultados sobre las acciones formativas de carácter permanente desde el paradigma de una formación docente sentipensante. A partir de esta investigación las docentes participantes transformaron de manera crítica sus miradas sobre la frontera y su contexto escolar mediante una participación transformadora del territorio. Las acciones formativas del Programa permitieron reflexionar sobre el sentir de la frontera, estar en la frontera y pensar una educación de frontera desde el territorio. Este estudio se apoya en los conceptos teóricos de estudios postcoloniales y latinoamericanos, que se encuentran en autores como Bhabha Homi, Fals Borda Orlando, Gunther Dietz, Walsh Catherine, entre otros. La investigación tiene por objeto contribuir con los estudios de formación permanente docente desde los estudios transfronterizos. Con el análisis de los resultados, la investigación pretende que la Secretaría de Educación Municipal de Foz de Iguazú (SMED) y las universidades públicas de la ciudad de Foz de Iguazú trabajen conjuntamente en la elaboración y la planificación de programas de formación permanente que contemplen el contexto trifronterizo y trinacional a fin de diseñar políticas locales regionales que se interrogen sobre la formación docente permanente en y para la frontera.Item A Literatura nas Aulas de Português e Espanhol como Língua Adicional no Ensino Superior da Unila(2021) Ribeiro, Bruna Otani; OrientaçãoA pesquisa apresentada teve como objeto de análise o tema da literatura no ensino de Português Língua Adicional (PLA) e Espanhol Língua Adicional (ELA), disciplinas obrigatórias a todos os cursos de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Por integrar o corpo docente do eixo de línguas da instituição, foi possível verificar, em debates e reuniões do eixo, divergências entre os professores de espanhol e de português no que tange a concepções que direcionam o ensino em sala de aula. Tais divergências fizeram surgir uma inquietação no que se refere ao trabalho com o texto literário no ensino de Língua Adicional (LA), por isso, a proposta deste estudo foi verificar se: 1) A literatura está presente nas aulas de LA da UNILA?; 2) Caso não esteja, por que razão os textos literários não têm sido utilizados nas aulas de ELA e PLA?; 3) Caso esteja, de que maneira tem sido trabalhada? Segundo teóricos como Antonio Candido (2004), Guadalupe Jover (2007), Rildo Cosson (2014) e Michèle Petit (2009), a literatura nos torna mais humanos, dessa forma, além de trazer contribuições para o aprendizado de um novo idioma, o texto literário, sendo trabalhado na instituição de acordo com uma perspectiva crítica de ensino de LA, contribuiria também para a formação de leitores no nível superior de ensino e para a efetivação da missão e vocação da universidade. A UNILA, além de estar preocupada com a qualificação profissional dos estudantes, também almeja integrar a América Latina e o Caribe a partir da formação de cidadãos engajados com a busca de soluções às problemáticas latino-americanas (UNILA, 2012), algo mais factível a partir da sensibilização dos estudantes no que diz respeito à realidade desses povos. Acredita-se que isso pode ser alcançado de forma mais efetiva com a leitura de textos literários das diferentes culturas latino-americanas e caribenhas. Trata-se de uma pesquisa de campo com uma abordagem quantitativa e qualitativa interpretativista, que demandou também uma revisão bibliográfica e uma análise documental. Para a coleta de dados foram aplicados questionários a docentes de PLA e ELA da universidade e a discentes que cursaram as disciplinas de LA na instituição, graduados no segundo semestre de 2018 e no primeiro de 2019. Os resultados, obtidos a partir da análise dos questionários e dos planos de ensino, apontam que a literatura não esteve presente em uma minoria das disciplinas de LA da UNILA, contudo, chama a atenção o fato de que o texto literário, por vezes, não é utilizado em razão da priorização de textos do gênero acadêmico. Entende-se que há espaço para que textos de diversas esferas sejam trabalhados nas disciplinas de PLA e ELA, inclusive os do âmbito literário. Em situações em que o trabalho com a literatura ocorre, identificou-se que este trabalho, em certos casos, é pautado em uma perspectiva de letramento crítico, já em outros, o texto literário parece servir como pretexto ao ensino de conteúdos linguísticos, prática a ser repensada a fim de promover a formação crítica almejada pela UNILA.Item O processo seletivo de refugiados e portadores de visto humanitário: entre legislações, políticas linguísticas e português como língua de acolhimento(2024) Lagasse, Fabiana CristianeAs migrações internacionais significam na prática o movimento de saída e entrada de pessoas em Estados por meio de suas fronteiras. Embora sejam fenômenos antigos, têm se intensificado ao longo dos últimos anos pelas mais diversas razões. Neste sentido, pautadas em regulamentações jurídicas de migração, algumas universidades implementaram programas especiais de ingresso para refugiados. Destaca-se aqui a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, localizada na cidade de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, que, no ano de 2018, lançou a primeira edição do Processo Seletivo de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário-PSRH, com vagas para todos os 29 cursos de graduação. Assim, considerando esse contexto, o problema de pesquisa se apresenta da seguinte maneira: quais as perspectivas dos docentes de diferentes áreas quanto ao acolhimento linguístico de refugiados na UNILA? A partir dessa questão, apresentase o objetivo geral: refletir sobre a visão dos docentes com relação ao português como língua de acolhimento – bem como outras línguas. Como objetivos específicos propõe-se identificar quais as principais legislações migratórias que amparam as ações de integração de refugiados na Universidade, mapear intervenções político-linguísticas desenvolvidas pela UNILA, e sugerir uma possível proposta para a formação de docentes. Com relação à fundamentação teórica, a pesquisa encontra seus pilares nos dispositivos jurídicos que definem quem é o(a) refugiado(a) e as garantias do direito de refúgio, na definição do termo “migrantes de crise” proposto por Baeninger e Peres (2015), na Política Linguística de Calvet (2007), Oliveira (2016) e Lagares (2018), na Política de Línguas na perspectiva discursiva de Orlandi (2007), no Português como Língua de Acolhimento-PLAc de Grosso (2010), Diniz e Neves (2018), Lopez (2018), Bizon (2018), além de outros(as) autores(as) que dialogam sobre o tema da inserção linguística e acadêmica de refugiados(as). Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por seguir os pressupostos da abordagem metodológica qualitativa, cuja investigação exploratória se dará por procedimentos metodológicos específicos, tomando como instrumento principal o questionário, além do levantamento bibliográfico e documental. O processo de pesquisa resultou em análises sobre as intervenções linguísticas institucionais, concluindo que é essencial a institucionalização de políticas de acolhimento em línguas, bem como a oferta contínua de cursos de línguas estrangeiras para toda a comunidade acadêmica da UNILA.Item O perfil dos alunos que adotam Nome Social na UNILA e suas percepções sobre a Univesidade.(2019-03) Patricia, Queiroz; Livia, Morales; Wall, AssisRelatório de Pesquisa referente ao Edital IMEA 06/2018 "Estudos Sobre a Unila"Item O Pianista Acompanhador no Curso de Música na UNILA: Arranjo para Piano e Voz de Onde Preciso Chegar de Clarissa Souza(2023) Lima, Felipe de AlmeidaA presente monografia relata diversas experiências do autor como pianista acompanhador no curso de graduação em Música da UNILA. O estudo aborda a importância desse papel na formação dos músicos, bem como os desafios e aprendizados decorrentes dessa atividade. Além disso, foi elaborado um arranjo didático no formato piano e voz da canção Onde Preciso Chegar de Clarissa Souza, uma artista, formada do curso de Música da UNILA. Para analisar esse arranjo, foi empregado o método de análise de músicas pop contemporâneas desenvolvido por Brendan Blendell (2015). No processo de criação do arranjo, foram utilizadas como referências composições de Heitor Villa-Lobos e Oscar Lorenzo Fernândez, direcionadas a pianistas iniciantes. A seleção dessas músicas buscou explorar as possibilidades de combinação e interpretação, ao mesmo tempo em que proporcionava um desafio adequado ao nível de habilidade dos estudantes. O estudo contribui para a compreensão do papel do pianista acompanhador e oferece ideias valiosas para o desenvolvimento de arranjos musicais e análise de músicas pop.Item Portunhol a partir da paisagem linguística na Universidade Federal da Integração Latino-americana.(2024) Rebolledo Flores, Alejandro AndrésEste trabalho surge da minha experiência como estudante chileno no exterior, enfrentando desafios de comunicação ao chegar ao Brasil para estudar na UNILA, na área de Letras - espanhol e português como línguas estrangeiras (LEPLE). Desde minha chegada a Foz do Iguaçu, recebi advertências de professores, amigos brasileiros e outros, sobre a importância de evitar o uso excessivo de Portunhol. Embora inicialmente tenha me desconcertado, ao aprofundar nos campos do meu curso, especialmente em linguística, entendi que essas advertências se baseiam em paradigmas e preconceitos linguísticos que transcendem a mera linguística e se relacionam com políticas linguísticas e fenômenos de contato entre línguas. Portanto, ao realizar meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), decidi investigar o uso do Portunhol no ambiente linguístico da UNILA, por meio da pergunta: De que maneiras o Portunhol se manifesta no Paisagem Linguística (PL) da UNILA? Busco, desta forma, preencher uma lacuna em sua análise, contribuindo para o conhecimento nesta área. Utilizando estudos prévios, uma metodologia quantitativa, bem como a própria metodologia dos estudos da paisagem linguística, esta pesquisa busca se acercar a uma definição do fenômeno do Portunhol e analisar suas características por meio de registros fotográficos. Os objetivos incluem fornecer possíveis definições do Portunhol na UNILA, analisar os fenômenos de mistura linguística e contribuir para sua compreensão no contexto universitário. A metodologia abrange aspectos quantitativos e documentais, com base nas áreas teóricas: Portunhol, Estratégias de comunicação e estudos da paisagem linguística. Os resultados, por meio da análise de um corpus fotográfico específico obtido na universidade, apresentam duas grandes áreas onde o Portunhol se manifesta, bem como duas correntes teóricas que podem explicar este fenômeno linguístico.Item O preconceito sofrido pelos discentes da UNILA - os "Unileiros" - no acesso à saúde(2019-12-11) Sousa, Leonardo Lucas da Silva de; Lira, Talita de MeloEssa monografia teve como objetivo versar sobre o preconceito contra o “Unileiro”, problematizando a questão do acesso desse usuário aos sistemas de saúde locais. As suspeitas de preconceitos nos atendimentos e ações embasadas em senso comum podem ser fatores problemáticos tanto para o devido acesso desses sujeitos aos bens e serviços de saúde, bem como para efetivação do direito. Através de uma revisão bibliográfica foi possível conhecer e evidenciar práticas na política de Saúde em áreas fronteiriças, bem como o direito à saúde é observado nessas regiões, retomando o debate teórico sobre o preconceito bem como a importância do enfrentamento dessa categoria e as suas implicações éticas na profissão dos Assistentes Sociais.Item Projeto de Extensão "UNILA e Unati em Integração"(Proex/UNILA, 2018-11-30) SANTOS, Ricardo L.; ANDRADE, Ligia K.M.Este projeto constitui uma ação de extensão que visa a integrar a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) a partir de atividades culturais e artísticas e da promoção de uma série de debates sobre as questões que envolvem ambas as comunidades, tais como: cultura, educação, direitos humanos e políticas públicas, integração, acessibilidade, diversidade, diálogos e trocas de saberes intergeracional. O objetivo central é criar um espaço de discussão e compartilhamento de ideias para promover a integração e o reconhecimento de temáticas de interesse da comunidade de Foz do Iguaçu e região. A metodologia pauta-se pela teoria de Paulo Freire e da toca de saberes e diálogo entre os educandos e educadores, uma vez que os estudantes da terceira idade possuem uma aprendizagem autônoma e direcionada aos objetivos individuais. Neste sentido, a aprendizagem individual almeja a coletividade e a comunidade, num processo de (auto)descoberta do novo e daquilo que já se sabe. Os resultados parciais apontam para uma troca de experiências e saberes e uma possível melhoria na qualidade de vida e integração de ambas as universidades.Item A relevância dos auxílios estudantis no processo de permanência de alunos estrangeiros na UNILA.(2019-02-19) Fagundes, Luã; Zdradk, Rosa; Sánchez, AlexisRelatório de Pesquisa resultante do Edital IMEA 06/2018 - Estudos Sobre a UNILAItem Representações das interações entre estudantes internacionais e corpo técnico administrativo da UNILA: uma análise crítica.(2020-01-16) Biesdorf, Suzana Angela; Amato, Laura Janaina DiasO presente estudo tem por objetivo analisar as representações das interações entre estudantes internacionais com o corpo burocrático da UNILA, na realização dos trâmites acadêmicos, entendidos aqui como o conjunto de procedimentos administrativos relativos à vida acadêmica dos discentes universitários. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa; no entanto, também utiliza recursos quantitativos para complementá-la. O procedimento adotado foi a pesquisa de campo, com a utilização de questionários como ferramenta. As questões foram focadas em três momentos de interação entre esses estudantes e os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da UNILA: o processo on line de seleção; a chegada e os dias atuais na universidade. A análise foi ancorada no modelo tripartite de significação do Letramento citado por Cruz (2007): a) escrita e letramento como habilidades individuais e cognitivas; b) modo de socialização acadêmica, de aculturação aos discursos e gêneros da academia; c) sentido antropológico, relacionado à identidade, ao poder, à autoridade e aos princípios de natureza institucional, bemcomo pelos conceitos de língua como espaço de construção de sentido (JORDÃO, 2007). Conclui que, apesar da universidade adotar o bilinguismo como um princípio, a instituição não possui uma política expressa acerca do tema, que delimite o significado do termo em seu contexto institucional, bem como estabeleça metas e prazos. A falta de política formal implica, na área objeto desse estudo (relacionamento entre estudantes internacionais e o corpo administrativo) em barreiras na comunicação, especialmente pelafalta de domínio do espanhol como língua adicional pelos técnicos administrativos. Apesar dessas dificuldades, a pesquisa revela que o estudante internacional, de modo geral, avalia positivamente o atendimento recebido pelo corpo técnico. No entanto, ressalvam explicitamente as dificuldades que enfrentam na comunicação, em razão do idioma, principalmente nos primeiros contatosItem UNILA 5 anos - Diálogo com os professores seniores.(2019-02-20) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem UNILA a su alcance - UNILA ao seu alcance(Proex/UNILA, 2018-11-30) Garcia, Karen Milena Zabala; Bautista, José Luis Choquecallo; Moreira, Rogério Motta; Maschio, Márcia Lurdes de Souza; Palmeira, Rafael FrancaEl siguiente trabajo tiene como objetivo mostrar el proceso desarrollado en el proyecto de extensión: “Unila a su alcance” en donde se promovió la difusión de formas de ingreso en las universidades públicas y la Universidad Federal de Integração Latino-americana (UNILA) por medio de campañas de información y seminarios en las escuelas públicas de educación media de Foz do Iguaçu. Además, en algunas escuelas de ciudades de Argentina, Paraguay. En ese sentido se desarrolló una gestión de base de datos con la que se contactó a las escuelas a través de correo electrónico y llamadas telefónicas logrando la posterior visita a las instituciones educativas. Por otro lado, se distribuyeron los kits de información, se organizó la conversa activa, formando grupos de trabajo que sirven para crear una visión general de la propuesta educativa UNILA. Finalmente, se logró la visita de los colegios en los que se vio el interés de directivos por ser parte de la propuesta de integración y diversidad cultural en la expansión de la universidad, en sus cursos y los proyectos de extensión. Esto ha permitido cambiar preconceptos que se habían creado alrededor de la universidad y a su vez dejar en el estudiante la semilla de unila como una excelente opción a la hora de elegir donde cursará sus estudios universitarios. La propuesta fundamental del proyecto es la divulgación de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana, las maneras de ingreso a la educación superior y la ley de cuotas, esto enfocado a las aulas concluyentes de educación media de escuelas públicas.Item A UNILA em Construção: um projeto universitário para a América Latina.(Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEA, 2017-11-27) Instituto Mercosul de Estudos Avançados - IMEAA vocação da Unila é de ser uma universidade cuja missão será a de contribuir para a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais. A Unila será estruturada com uma organização administrativa inovadora e com uma concepção acadêmico-científica aberta aos avanços científicos, humanísticos e culturais atuais e futuros. Comprometida com o destino das sociedades latino-americanas, cujas raízes estão referenciadas na herança da Reforma de Córdoba (1918), está voltada para o futuro visando contribuir, por meio do papel estratégico do conhecimento compartilhado na construção de sociedades sustentáveis no século XXI, fundadas na identidade latino-americana em sua diversidade cultural e orientação para o desenvolvimento, com justiça social e sustentabilidade socioambiental. A missão da Unila é a de contribuir para o avanço da integração da região, com uma oferta ampla de cursos de graduação e pós-graduação em todos os campos do conhecimento abertos a professores, pesquisadores e estudantes de todos os países da América Latina. Como instituição federal pública brasileira pretende, dentro de sua vocação transnacional, contribuir para o aprofundamento do processo de integração regional, por meio do conhecimento compartilhado, promovendo pesquisas avançadas em rede e a formação de recursos humanos de alto nível, a partir de seu Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea), com cátedras regionais nas diversas áreas do saber artístico, humanístico, científico e tecnológico.Item UNILA em reconstrução.(2019-02-20) SECOM, Secretaria de Comunicação SocialItem UNILA fala Francês(Proex/UNILA, 2018-11-30) Pierre-Louis, Bécatrie Lorsa; Brzezinski, Maria Lúcia Navarro LinsA UNILA é uma universidade brasileira com vocação internacional, com objetivo de contribuir por meio da educação com a integração entre os povos latino-americanos. Considerando a sua vocação internacional, há uma grande demanda interna pelo ensino de línguas. O projeto de extensão UNILA fala francês propõe participar na democratização do ensino da língua francesa, que por muito tempo foi considerado elitizado. As aulas ofertadas pelo projeto de extensão se juntam com outros projetos da mesmas envergure, haja vista o tamanho da demanda. O projeto está aberto para o público externo à comunidade acadêmica da UNILA e se desenvolve mediante aulas teóricas e práticas, visando possibilitar a compreensão e a fala da língua e sobretudo a criação de simpatia para com a cultura haitiana.