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Navegando por Autor "Mombelli, Monica Augusta"

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    Estilos parentais, birras infantis e comportamentos socialmente habilidosos: revisão integrativa
    (2024) Batista, Myllena Letycia da Silva; Dias, Maria Fernanda Oliveira; Mombelli, Monica Augusta; Barbosa, Thiago Luis de Andrade; Andrade, Ludmila Mourão Xavier Gomes
    As birras representam desafios vivenciados no contexto de educação e desenvolvimento infantil. Apesar de fazerem parte da condição natural humana, muitas vezes podem apresentar-se como um comportamento de difícil manejo. Compreendê-las é fundamental para entender o temperamento e a individualidade da criança. Este trabalho trata-se de uma pesquisa teórica que teve por objetivo analisar as evidências científicas sobre as birras, suas características, dificuldades familiares, fatores desencadeantes e estratégias de manejo. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura utilizando os descritores: “Criança AND Habilidades Sociais”; “Criança AND Relações Pais-Filho”; “Criança AND Birras”. Da busca, 15 artigos atenderam os objetivos e foram incluídos. Entre os resultados, as birras são queixas comuns dos pais em relação ao comportamento dos filhos e que emergem do cérebro imaturo da criança, sendo compostas por reações emocionais que dizem respeito à organização e à trajetória do desenvolvimento infantil. Os episódios são acentuados em crianças que têm dificuldade em aceitar limites e lidar com frustrações. Equitativamente, pais que revelam vulnerabilidade emocional podem reforçar a inclinação da criança em usá-la a seu favor. Nesse aspecto, este estudo evidenciou que o relacionamento parental influencia no desenvolvimento infantil. Identificou-se que práticas parentais saudáveis são benéficas para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.
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    Treinamento esfincteriano: disfunções eliminatórias decorrentes.
    (2024) Dias, Maria Fernanda Oliveira ; Batista, Myllena Letycia da Silva ; Mombelli, Monica Augusta ; Andrade, Ludmila Mourão Xavier Gomes ; Barbosa, Thiago Luis de Andrade
    O treinamento esfincteriano é um marco importante do desenvolvimento físico e psicológico em crianças, além de ser um desafio para diversas famílias. Este estudo possui como objetivo analisar as evidências científicas sobre o desenvolvimento infantil relacionadas ao sistema urinário, a micção e os desafios e estratégias de manejo parentais frente a enurese e encoprese das crianças. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada entre setembro de 2021 e agosto de 2022, utilizando os descritores: “Desenvolvimento infantil” AND “Micção”; “Desenvolvimento infantil” AND “Sistema urinário”; “Desenvolvimento infantil” AND “Encoprese”; “Desenvolvimento infantil” AND “Enurese”; “Criança” AND “Encoprese”; “Criança” AND “Enurese”. A estratégia de busca permitiu encontrar 144 publicações nas bases de dados LILACS, PubMed e SciELO, publicadas no período de 2011 a 2021, sendo que quatro foram excluídas por serem duplicadas. Existem múltiplos fatores que influenciam a aquisição do controle esfincteriano, sendo elas a maturidade socioemocional da criança, sua capacidade intelectual, determinantes culturais além de interações psicológicas entre eles e seus cuidadores. Nesse aspecto, intervenções terapêuticas multidisciplinares voltadas para o manejo comportamental e com foco na influência familiar têm demonstrado sucesso na resolução da incontinência urinária e fecal. Destacou-se a existência de múltiplos fatores que exercem influência direta na aquisição do controle esfincteriano e observou-se a importância dos aspectos psicológicos e fisiológicos dos transtornos eliminatórios para o manejo multidisciplinar efetivo. Reconhecer os sinais de prontidão, promover hábitos saudáveis e orientar adequadamente os pais e cuidadores sobre o desfralde são atitudes indispensáveis para a obtenção de resultados positivos na aquisição do controle de esfíncteres.
  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000 - Polo Universitário
  • CEP: 85870-650 | Foz do Iguaçu - Paraná

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