Navegando por Autor "Mendoza, Franciele Mussio"
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Item Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: análise qualitativa da evasão dos cursos do ILAACH(2017-10-04) Mendoza, Franciele Mussio; Fonseca, Ana Paula Araújo; Assumpção, Solange Rodrigues BonomoA evasão é um fenômeno que precisa ser investigado nas instituições públicas federais mais recentes, sobretudo após a expansão e interiorização das Universidades, promovida pelo REUNI. Sabe-se que o perfil discente sofreu alterações, já que mais representantes da classe trabalhadora passaram a ocupar o espaço universitário, antes restrito às camadas mais favorecidas da população. Contudo, o ingresso destas/es estudantes não significou a garantia de sua permanência. Por isso, qualificar a evasão na UNILA está imbricado à urgência de produzir encaminhamentos institucionais sobre a exclusão das/dos estudantes no interior da instituição. O combate da evasão é intrínseco à permanência deste novo perfil estudantil nas UniversidadesItem Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente(2016-10) Mendoza, Franciele Mussio; Araújo, Ana Paula AraújoEsta pesquisa tem como objetivo a análise dos dados de evasão e retenção da Unila gerados pelo Departamento de Informações Institucionais da PROGRAD com colaboração da PRAE. Ao analisar qualitativamente a evasão a partir de variáveis como nacionalidade e raça, reserva de vaga para escola pública e gênero, se buscará fazer uma correlação estatística, na medida em que se observa como estes recortes específicos explicam a saída de estudantes desta universidade. O diagnóstico parcial da evasão e retenção no contexto da instituição possibilitará discutir novas políticas institucionais que auxiliam as políticas já existentes de auxílio financeiro, moradia e de acompanhamento pedagógico e psicológico para a permanência discente, e a proposição de cursos de formação continuada para os docentes que lidam com um espaço acadêmico mais diverso e, para isto devem estar preparados para as diferentes trajetórias dos estudantes advindos do processo de expansão e democratização do ensino, muitas destas marcadas pela desigualdade social, do qual surge esta instituição.