Navegando por Autor "Amato, Laura Janaina Dias"
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Item América Latina interdisciplinar e plural: Territórios liminares: violências, direitos e sensibilidades(Pedro & João Editores, 2020-12-10) Oliveira, Marcos de Jesus; Huertas, Mayra Alejandra Bernal; Souza, Ângela Maria de; Sousa, Camila Viviane Lui de; Amarante, Maria Inês; Quinta, Hugo; Ciacchi, Andrea; Araujo, Jonas Mateus Ferreira; Oissa, Adrielly; Chernavsky, Analía; Rincón, Lucía Castillo; Souza, Lívia Santos de; Silva, Anaxsuell Fernando da; Ungaro, Estela Rocha de; Amato, Laura Janaina Dias; Ramalho, Fábio Allan MendesColeção 'América Latina Interdisciplinar e Plural' contempla trabalhos de discentes, docentes, egressos(as) e convidados(as) externos(as) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).Item Aproximação e distanciamento: processos de construção de identificações culturais do professor de língua alemã(2012) Amato, Laura Janaina DiasEste trabalho trata da identidade do professor de língua estrangeira, especificamente do professor de língua alemã. Essa tese observa como o contato com a língua e com o universo do Outro faz com que o professor de língua estrangeira constantemente reformule e compartilhe sua visão deste outro universo, deste outro linguajar. A pesquisa desenvolvida, que possui base etnográfica e utiliza técnicas de história oral, parte de conversas realizadas com o grupo de professores de língua alemã que lecionava no Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) da Universidade Federal do Paraná em 2007. A análise dessa pesquisa é referenciada em teorias pós-coloniais sobre a constituição do sujeito e sobre concepções de língua, discurso e cultura, utilizando principalmente conceitos abordados por Mignolo, Foucault, Hall e Bhabha. Considerando-se que os processos identitários dos professores de alemão participantes da pesquisa se formam a partir de um questionamento constante, de formações discursivas e do paradoxo entre a aproximação e a recusa pelo Outro, essa tese se estrutura em torno de três aspectos concernentes à identidade do professor de língua: (i) suas concepções sobre língua, (ii) sua identificação com o estrangeiro e (iii) sua visão sobre o papel do professor de língua. Assim, a pesquisa apresenta possibilidades interpretativas sobre como e por que se dá a identificação com o estranho/estrangeiro, e sobre como, a partir dessa identificação, os professores colaboradores se aproximam ou se afastam deste estranho/estrangeiro. Com tais elementos, a pesquisa aponta também alguns aspectos que parecem contribuir para a formação de um professor de língua na pós-modernidade. Observou-se que a formação identitária desses professores é constituída por meio de deslocamentos constantes e ressignificações, apesar de muitos deles proferirem ecos discursivos da modernidade, atuam em um terceiro espaço, apropriando-se de sua constituição híbrida de sujeito. Ademais, considerando o espaço de formação universitária como um dos espaços de reflexão crítica e produtiva na formação do sujeito professor, vê-se a necessidade de se repensar a formação destes professores visando uma concepção pós-moderna de sujeito, uma vez que esta se apresenta como mais adequada para lidar com as contingências da contemporaneidade, especialmente no contato com o Outro e nas construções identitárias do professor que ensina uma língua estrangeira e assim vive num espaço múltiplo e de identidade instável. Com isso, conclui-se que há uma necessidade de se pensar na formação de professores sob a luz de teorias pós-modernas e pós-coloniais que contribuem para uma visão mais produtiva do sujeito professor de línguas estrangeiras.Item Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira: uma análise de livros ditáticos(2016-07-12) Amato, Laura Janaina DiasO presente trabalho de pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre dos aspectos culturais dos livros didáticos produzidos na Alemanha, após a elaboração do novo Quadro Comum 1 internacionais publicadas na versão alemã em 2002. Este estudo é uma crítica ao material didático estrangeiro sob o aspecto da formação intercultural do estudante do Ensino Fundamental e Médio. A análise aqui apresentada terá como fundamentação teórica os pressupostos teóricos da psicologia, da antropologia e da lingüística, entre eles VIGOSTKI (1998), KRAMSCH (1998) e BAKHTIN (2004). O estudo aqui realizado procura verificar a presença dos objetivos relativos ao saber sociocultural, nos livros Themen Aktuell 1 e Berliner Platz 1, pretendido pelo Quadro comum e se esses correspondem aos Parâmetros Curriculares Nacionais 2 (BRASIL, 1998), já que os PCNs são no momento os documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Estrangeira no Brasil. Após a análise verificou-se a necessidade de uma análise crítica ao escolher o material a ser utilizado em sala de aula, pois ele pode não corresponder com os objetivos oficiais propostos. Os parâmetros legais que regem o ensino de língua estrangeira no Brasil devem ser analisados e eventualmente revistos, tendo em vista a realidade nacional inserida no contexto internacional.Item A Cultura Caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ e o Ensino de Geografia(2022) Silva, Lilliam Domingos da; Rocha, Marcelo Augusto; Amato, Laura Janaina DiasVisto que os descendentes atuais do povo caiçara da Ilha Grande - RJ já não praticam mais os costumes da cultura como antigamente, a representação cultural local pode estar em um processo de desvalorização. À vista disso, questiona-se, “como o ensino de geografia pode ser usado como instrumento na valorização da cultura caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ?” O trabalho busca contribuir para a visibilidade do tema, buscando caminhos nos quais o ensino de Geografia possa ser utilizado como instrumento de valorização em meio a uma crise de identidade. Para tanto, foi necessário a) entrevistar um professor da região e observar se possui especialização adequada para trabalhar esta temática e se considera importante abordá-la em sala de aula; b) analisar documentos oficiais, tais como: o Projeto Político Pedagógico, para averiguar se o documento que rege a escola foi construído pensando na educação do campo e o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que articula os conhecimentos e habilidades relacionados aos povos originários/tradicionais, no ensino de geografia. Ao investigar a existência de materiais didático-pedagógicos voltados para a questão cultural do povo caiçara, parte deste estudo está embasado na pesquisa documental. No que se refere às pesquisas bibliográficas, citase como temas principais a identidade cultural e territorial, bem como as metodologias ativas apoiadas nos preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica. Por se tratar da análise de um território específico e de um grupo de indivíduos e sua comunidade, buscou-se, na segunda fase da pesquisa, adotar a metodologia de Estudo de Caso.Item El poder disciplinar de Michel Foucault, aplicado al modelo educativo de Ecuador(2014-11-07) García Vélez, Katherine Elizabeth; Amato, Laura Janaina DiasEcuador, país de Sudamérica, ha dado un giro significativo en su historia, con reformas constitucionales que aseguran derechos a sus minorías étnicas, además de promover el estado del Buen Vivir y la sociedad del conocimiento. La educación, según señalan documentos oficiales y el discurso de gobierno, es el vínculo primordial para este desarrollo. Es así que surge la necesidad de conocer algunas reformas que vienen siendo inseridas para el impulso del sistema educativo y como se conjugan a los ideales estatales. Michel Foucault, posestructuralista, aporta conceptos como poder disciplinar para el análisis de las relaciones de poder dentro de las instituciones estatales, es así que tomando estas herramientas encaminamos el estudio de la Constitución, Plan Nacional Para el Buen Vivir y Ley Orgánica de Educación Intercultural, como documentos oficiales que proyectan la educación ecuatoriana. Creer que existen resistencias y oposiciones al currículo oficial, y demás herramientas que están estructurando la Educación Ecuatoriana, nos lleva a problematizar como el discurso del Buen Vivir y sociedad del Conocimiento, es impuesta desde el Estado. Y aún con reivindicaciones constitucionales no ha logrado crear nuevas estructuras de poder con las voces y saberes de los que históricamente han sido silenciados.Item Entre o corte da espada e o perfume da rosa: proibicionismo, culturalismo racial e seletividade jurídico-midiática da guerra às drogas na zona Latinoamericana(2019-02-07) Galvão, Cauê Almeida; Amato, Laura Janaina DiasAborda as origens político-ideológicas do proibicionismo estadunidense, bem como a importância dos processos de descriminalização dos sujeitos via política antiproibicionista e a visibilização do culturalismo racial no seio da zona latino-americana, desde as esferas jurídica e midiática, imbricadas à seletividade penal. Objetiva-se ampliar o crescente debate sobre questões antiproibicionistas, fortalecer as discussões sobre a globalização da guerra às drogas, compreender o processo de descriminalização dos sujeitos via política antiproibicionista e refletir sobre a importância do processo de legalização das drogas. Trata-se de estudo descritivo e qualitativo, com abordagem analítica, à luz da Análise Crítica do Discurso (ACD) direcionada ao proibicionismo de drogas na América Latina. O processo de legalização e regulamentação das drogas como uma atitude socialmente responsável é uma necessidade histórico-estrutural de remodelar os processos de entendimento sobre as relações com as drogas, vinculadas diretamente à pobreza, à negritude e à violência. Urge, nessa perspectiva, além de legalizar e regulamentar as drogas consideradas ilegais, que se constitua uma campanha massiva de educação sobre as drogas, bem como mudanças na formação educacional dos agentes policiais, estimulando abordagens equalitárias de pessoas, independente do status social, etnia ou condição de moradia. Observou-se que a política antidrogas não tem a droga como seu principal interesse de combate, e sim as populações pobres e não-brancas. Deste modo, a luta contra o preconceito social e racial são essenciais no processo de reconstrução e recodificação da nossa história, nossas culturas e nossas cosmovisões.Item Escola sobre a linha internacional: ambiente ecolar sociocultural na região da fronteira sul de Mato Grosso do Sul(2018-12-04) Silva, Glauber; Amato, Laura Janaina DiasEste trabalho buscou estudar o ambiente sociocultural escolar, na região da fronteira sul de Mato Grosso do Sul, entre Brasil e Paraguai, tomando como ponto de partida uma escola pública rural na cidade de Aral Moreira/MS, onde podemos encontrar um espaço escolar socioculturalmente complexo, heterogêneo, multiétnico e plurilinguístico, marcado por encontros ou desencontros culturais, verificados nas relações interétnicas de crianças indígenas e não-indígenas, brasileiras e paraguaias, filhos de produtores rurais, assentados e indígenas desaldeados, falantes das línguas português, e/ou guarani. O objetivo central do trabalho foi verificar se há manifestações de inferiorização étnica, cultural e linguística em relação aos alunos indígenas no ambiente escolar, culminando com a negação da sua língua, cultura e identidade. A pesquisa foi realizada por meio de observações em sala de aulas e entrevistas semiestruturas com professores, pais e alunos indígenas, tanto no ambiente escolar como nos espaços de ocupação indígena, na faixa internacional de fronteira Brasil/Paraguai. Ao focar especialmente os professores não indígenas e os alunos indígenas no espaço escolar, estes em seu meio familiar, foram verificadas situações de inferiorização da língua, da cultura e da identidade indígena por parte de todos os sujeitos desse espaço, culminando com a negação de identidade, da língua e da cultura indígena/Guarani, que ao considerarem a supervalorização da cultura e língua não-indígena, negam o valor das outras manifestações étnicas, culturais e linguísticas presente nesse complexo ambiente escolar. Percebemos que a escola fortalece a negação linguística ao utilizar exclusivamente a língua não-indígena para a formação escolar, e, ao não estar preparada para reconhecer as diferenças consistente desse meio sociocultural, plurilinguístico, multiétnico, especialmente no que respeita aos estudantes indígenas em ambiente escolar não-indígena nessa região de fronteira. O texto buscou, na reflexão sobre língua, cultura e identidade, considerando as particularidades do espaço fronteiriço, discutir questões de diferenças e igualdades, de aceitação do outro e tolerância em relação as diversidades plurais presentes nesse meio sociocultural. Concluímos que a dificuldade de coexistência cultural acaba por promover ou permitir diversas manifestações de preconceitos em relação às línguas, as etnias e as condições sociais, da coletividade e do indivíduo, promovendo a negação da própria identidade indígena. Foram percebidos tratamentos inferiorizantes, discriminatórios e invizibilizantes que permeiam com naturalidade o ambiente escolar.Item A Experiência dos Fanzines em Sala de Aula e seus Reflexos na Construção de Novas Formas de Pensar(PR/BIUNILA, 2017) Araújo, Yuri Amaral de Barros Coimbra de; Amato, Laura Janaina DiasEste estudo pretende contribuir com a prática do professor, a partir do envolvimento com o fazer e a pesquisa, construindo conhecimento crítico sobre a realidade social. Esta pesquisa foi realizada com professoras de duas escolas públicas de Foz do Iguaçu, PR, pelo período de três meses no ano de 2015 e tem, por objetivo, estudar os reflexos do fanzine como mídia e prática social, aplicado em sala de aula como proposta na construção de novas formas de pensar a/na realidade. Esta dissertação busca observar como o aluno, ao ter seus conhecimentos e experiências reconhecidos em sala de aula, permite-se criar e recombinar os conteúdos propostos pela professora ou professor que, por sua vez, também se reconhece como ser em construção, propondo-se à troca e ao diálogo. A fim de somar ao debate sobre novas formas de pensar no ambiente escolar, com o auxílio da Análise Crítica do Discurso e de outras pesquisas que aplicaram os zines em sala de aula, busca-se com este trabalho analisar o fanzine enquanto prática social capaz de promover a autonomia crítica entre alunos e professores.Item A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu(2019-12-11) Arvelos, Raquel Maia Ferreira; Amato, Laura Janaina DiasEste artigo de TCC é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto “Construção crítica do imaginário trinacional”, que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.Item Frontera Intercultural IV(Proex/UNILA, 2018-11-30) Hernández Ninaja, Brigitte Anggie D' La Flor; Tunubala Trochez, Camila; Amato, Laura Janaina DiasEl presente trabajo trata de presentar el proyecto Frontera Intercultural IV que trata de presentar nuestra diversidad cultural latinoamericana, sensibilizando estudiantes y profesores de enseño fundamental en escuelas públicas de Foz do Iguaçu envueltas sobre las relaciones interculturales, a través de cuentos clásicos regionalizados, canciones, juegos didacticos, etc. En presencia de la lengua españolaItem Funcionamiento y aplicación del discurso en Puerto Iguazú y Foz do Iguaçu: lengua y comercio(2016-12) Benitez, Maria Eugenia; Amato, Laura Janaina DiasEsta monografía intenta situarse entre dos lenguas el español y el portugués, como para así entender sus usos y articulaciones en el medio en que se despliegan, el comercio de ambas ciudades, Puerto Iguazú y Foz do Iguaçu. Un comercio que recibe un importante flujo de personas de varias partes del mundo, pero sus concurrentes más habituales son brasileños y argentinos, por lo tanto, existe un tránsito en los discursos empleados. El discurso, que interviene como instrumento del lenguaje y como interacción verbal, ésta última definición es la que se busca desarrollar en este trabajo. Uno de los objetivos claros es detectar cual es la receptividad de ambas lenguas, mediante una investigación de campo, sí existe alguna diferencia en la utilización dado a qué factores. En la capacidad en formular oraciones como producto social que posteriormente se compone como discursos y que se ajustan a una situación social, esta situación podría tratarse de un mercado lingüístico tal vez.Item Mediação Cultural: literatura infantil e música a interculturalidade através da Contação de Histórias nas Escolas(2017) Silva, Elisane Andressa Kaiser da; Amato, Laura Janaina Dias; Cortez, MarianaEste trabalho tem o propósito de realizar uma pesquisa em cinco escolas municipais de Nível Fundamental I, que recebem estudantes imigrantes, sendo três localizadas na cidade de Medianeira (PR) e duas em Foz do Iguaçu (PR). Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar se estas Instituições de Ensino proporcionam um Ensino Intercultural através da Literatura Infantil, por meio da contação de histórias e promover a sensibilização, discussões e críticas relacionadas à interculturalidade através de uma atividade prática de mediação de leitura com paródias e músicas que fazem parte do cotidiano das crianças, sendo esta, realizada de uma maneira diversificada e descontraída, a fim de oportunizar momentos de interação e promover a integração e respeito à diversidade cultural e étnica nestas instituições localizadas na faixa de fronteiraItem Olhares e narrativas, do meio ao redor - Wall Kintun TV e a trajetória do primeiro canal televisivo de povos originários na Argentina(2018-12-20) Ungaro, Estela Rocha de; Amato, Laura Janaina Dias; Fonseca, Ana Silvia Andreu daWall Kintun, expressão traduzida do mapuzungun para o espanhol como “mirar alrededor” ou “buscar alrededor”, é também o termo utilizado para nomear o primeiro canal televisivo de povos originários na Argentina, inaugurado em dezembro de 2012 na cidade de San Carlos de Bariloche. A emissora teve sua implementação ancorada na Lei 26.522/09 de Serviços de Comunicação Audiovisual (LSCA), também conhecida como Lei de Meios, e sua titular legal desde então é a comunidade mapuche Lof Che Buenuleo. A fim de compreender as dinâmicas que compõem a trajetória, a implementação e a realização do Wall Kintun a partir das perspectivas e narrativas de três de seus atuais integrantes mapuche, a presente pesquisa, fundamentada na história oral enquanto método (Meihy, 2005), buscou evidenciar aspectos de seu contínuo processo de construção através dos relatos dos colaboradores supracitados. Partindo de suas narrativas acerca de cada experiência vivencial relatada em torno da conformação do Wall Kintun, foi possível discutir três pontos principais evidenciados como intrínsecos à história da emissora: as relações de comunicação, identidade e território no contexto de sua construção; o processo de implementação do canal e os impactos da perspectiva winka em sua conformação revelados nas relações entre seus integrantes mapuche e o Estado argentino; e, por fim, a urgência de se falar com a própria voz tal qual a emergência de ser escutado presentes na importância da existência de um canal de televisão próprio tanto quanto em seu próprio processo de construção.Item O outro e a escola: análise relacional dos parâmetros curriculares e o discurso de professores/as de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil(2017-10-04) Teixeira, Rafael Giovanetti; Amato, Laura Janaina DiasO presente trabalho analisa de maneira relacional (1): o discurso de professores/as em classes de nível fundamental I - de primeiro a quinto ano - da rede de educação pública de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil; (2) os projetos político pedagógicos dessas escolas; e (3) os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo como enfoque as relações de alteridade, no que diz respeito a diferenças de classe, cultura, raça/etnia, gênero, nacionalidade e língua. Tem como objetivo compreender a atuação da escola nas dinâmicas de formação do sujeito em sua relação com o “outro”, a partir de métodos etnográficos como mecanismos de investigação, realizado em uma escola da cidadeItem Representações das interações entre estudantes internacionais e corpo técnico administrativo da UNILA: uma análise crítica.(2020-01-16) Biesdorf, Suzana Angela; Amato, Laura Janaina DiasO presente estudo tem por objetivo analisar as representações das interações entre estudantes internacionais com o corpo burocrático da UNILA, na realização dos trâmites acadêmicos, entendidos aqui como o conjunto de procedimentos administrativos relativos à vida acadêmica dos discentes universitários. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa; no entanto, também utiliza recursos quantitativos para complementá-la. O procedimento adotado foi a pesquisa de campo, com a utilização de questionários como ferramenta. As questões foram focadas em três momentos de interação entre esses estudantes e os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) da UNILA: o processo on line de seleção; a chegada e os dias atuais na universidade. A análise foi ancorada no modelo tripartite de significação do Letramento citado por Cruz (2007): a) escrita e letramento como habilidades individuais e cognitivas; b) modo de socialização acadêmica, de aculturação aos discursos e gêneros da academia; c) sentido antropológico, relacionado à identidade, ao poder, à autoridade e aos princípios de natureza institucional, bemcomo pelos conceitos de língua como espaço de construção de sentido (JORDÃO, 2007). Conclui que, apesar da universidade adotar o bilinguismo como um princípio, a instituição não possui uma política expressa acerca do tema, que delimite o significado do termo em seu contexto institucional, bem como estabeleça metas e prazos. A falta de política formal implica, na área objeto desse estudo (relacionamento entre estudantes internacionais e o corpo administrativo) em barreiras na comunicação, especialmente pelafalta de domínio do espanhol como língua adicional pelos técnicos administrativos. Apesar dessas dificuldades, a pesquisa revela que o estudante internacional, de modo geral, avalia positivamente o atendimento recebido pelo corpo técnico. No entanto, ressalvam explicitamente as dificuldades que enfrentam na comunicação, em razão do idioma, principalmente nos primeiros contatosItem A Tradução como Mediação Cultural em Rise of the Tomb Raider(2018-10-22) Maier, Rafael; Amato, Laura Janaina DiasAtravés da análise da versão em português brasileiro do jogo para videogames Rise of the Tomb Raider (2015, Crystal Dynamics/Square Enix), este trabalho busca compreender o papel da tradução nos videogames enquanto mediação cultural. Pela grande oferta de títulos disponíveis para videogames, a disponibilidade de jogos traduzidos promove o acesso e consumo desses jogos pelo público brasileiro, que se destaca por ser um dos principais consumidores no mercado de games no mundo. Por se tratar de um produto cultural, produzido originalmente em uma dada língua, mas publicado para vários públicos e de diferentes aspectos culturais, a mediação promovida pela tradução estabelece as vias de contato entre um produto original com públicos distintos, das quais surge uma nova versão do jogo com novas possibilidades de experiência. Para o entendimento desse processo num caso específico para o público do Brasil, o trabalho está dividido em três capítulos, com o primeiro reservado à introdução. O Capítulo 2 procurou identificar os principais aspectos da tradução enquanto atividade componente da indústria de localização de games, que tem por finalidade fazer todas as modificações pertinentes para publicar um jogo no mercado internacional, para diferentes públicos de diferentes línguas e culturas. O Capítulo 3 observa a função da tradução enquanto mediação cultural, para dar vistas dessa atividade que tem o jogo de videogame como o seu centro de mediação, que caminha partindo do desenvolvimento de um jogo em inglês até chegar ao jogador brasileiro, enquanto público alvo com outra cultura e língua nativa. Por fim, o Capítulo 4 analisa elementos do texto narrativo do jogo Rise of the Tomb Raider para identificar as mudanças entre o jogo originalmente em inglês e a versão traduzida para o português brasileiro, a fim de destacar os resultados desse tipo de mediação. Após a análise, sintetizamos o resultado nas considerações finais do trabalho.