PC - Boletins, Informativos e Relatórios
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PC - Boletins, Informativos e Relatórios por Autor "Ferro, Silvia Lilian"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Acceso de las mujeres a la tierra(FIDA MERCOSUR, 2010) Ferro, Silvia LilianEl presente documento de relación, cuyo informe se expone aquí, se origina en una iniciativa del Programa Regional de Fortalecimiento Institucional de Políticas de Igualdad de Género en La Agricultura Familiar del MERCOSUR con el apoyo de FIDA MERCOSUR con el fin de proponer una sistematización de lo presentado por las Secciones Nacionales de los Estados Parte más Chile como Estado Asociado, en el Grupo Temático Género respecto al tema “Acceso de las mujeres a la Tierra” durante el período 2006-2010.Item Aportes da História Ambiental à História Agrária da Bacia do Prata, primeira metade do século XIX. Uma proposta pedagógico-didática(Pontifica Universidade Católica de Rio Grande do Sul, 2020-12-21) Ferro, Silvia LilianEsta comunicação propõe-se, em primeiro lugar, uma revisão de acordo com as contribuições da História Ambiental, para a interpretação clássica dos processos históricos da primeira metade do século XIX na Bacia do Prata, com ênfase nos sistemas sócio agrários e suas relações com o surgimento de formas de organização política que dariam lugar ao processo laborioso e conflitivo de formação dos Estados Nacionais, que se estendeu por grande parte daquele século. As possibilidades e os desafios de acrescentar ao meio ambiente como sujeito histórico, são analisados em um espaço e temporalidade concretos, baseados na centralidade de uma forma típica de produção agrária que é a estância platina, que por muito tempo têm moldado as relações políticas, sociais e culturais das sociedades da região e continuam se projetando no presente, amplamente ressignificadas, compondo identidades territoriais transnacionais. Em segundo lugar, propõe-se uma contextualização institucional e pedagógica de tais desafios, com base na experiência no ensino da Disciplina de História Rural e Agrária da América Latina no Programa de Pós-graduação em Ensino da História e da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), Brasil. Por meio de revisão bibliográfica e análise de discurso de fontes primárias, verifica-se que a “ambientalização” desses subcampos epistemológicos ainda é uma possibilidade a ser desenvolvida, com relação aos temas e período aqui considerados, mas com grande potencial para renovar e autonomizar as premissas teórico-metodológicas das disciplinas envolvidas.