Artigos científicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos científicos por Autor "Tristoni, Rejane Hauch Pinto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Fronteira Brasil e América Latina: um cenário intercultural(2011-09-28) Tristoni, Rejane Hauch PintoEste estudo propõe reflexões sobre os conflitos vivenciados por representante de grupo minoritário: o brasiguaio, dentro do contexto escolar, na região Oeste do Paraná. Por meio dessa pesquisa é possível observar questões que explicitam conflitos étnicos, linguísticos e de (re)construção da identidade, bem como seus reflexos na vida escolar. A ideia de investigar o representante de grupo minoritário dentro do contexto escolar parte do pressuposto, apresentado por Moita Lopes (2002), de que a escola é um espaço privilegiado para a (re)construção da identidade, uma vez que o espaço escolar constitui um contexto adequado para análise da construção de identidade. Portanto, entende-se que a escola é um dos principais espaços onde se consolidam os discursos identitários. Desse modo, o objetivo é investigar como ocorre à (re)construção da identidade e os conflitos identitários, mais propriamente em relação ao preconceito e a estigmatização estabelecidos no interior da escola.