Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) por Autor "Barbado, Norma"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Biologia com humor: utilização de charges na divulgação científica(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Angelo, Elisangela A.; Gomes, Patrícia P.; Mangini, Cláudio L.; Barbado, NormaO campo das Ciências Biológicas apresenta linguajar e conceitos que, muitas vezes, soam como estranhos ao público em geral. Tal aspecto pode contribuir para um afastamento das pessoas em relação a esta área do conhecimento (SASSERON & CARVALHO, 2011). Desta maneira, é interessante se pensar estratégias de aproximação do linguajar biológico com o cotidiano das pessoas, contribuindo assim para a divulgação científica. Entre as várias possibilidades de estratégias de divulgação científica, o presente trabalho optou por trabalhar a mesma relacionando-a com o humor, utilizando-se charges.Item Circuito de Atividades Lúdicas como Ferramenta Auxiliar na Formação do Educador Ambiental(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Kobren, Juliana Conter Pereira; Santos, Luciana Nunes dos; Cruz, Paula Andréia Gomes da; Barbado, NormaEm uma sociedade contemporânea a Educação Ambiental deve ser o início para o desenvolvimento do planejamento ambiental, social, político, econômico e cultural. Este trabalho apresenta uma alternativa para estimular o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas por meio de atividades lúdicas em circuito. O estudo foi aplicado a acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná Campus Umuarama. O objetivo foi verificar a relevância das atividades lúdicas em circuito no processo de formação de educadores ambientais. Nesse sentido, espera-se que possam aplicar o sistema sugerido em sua práxis docente. Durante o estudo, os acadêmicos participaram do circuito organizados em grupos para a execução de sete atividades em ordem delineada. Para avaliar a eficácia do sistema, foi aplicado um questionário para mensurar a apropriação e o envolvimento dos acadêmicos. Concluiu-se que as atividades lúdicas em circuito representam uma importante ferramenta para a Educação Ambiental.