Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) por Autor "Angelo, Elisangela Andrade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item DNA Rastros: Alunos detetives decifram casos com base em pistas genéticas(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Oliveira, Lorena Fernandes de; Pãoeagua, Taimara Camilo; Rico, Viviane; Angelo, Elisangela AndradeA alfabetização científica é, por vezes, um processo árduo, de acordo com Sasseron e Carvalho (2011), uma pessoa alfabetizada, científica e tecnicamente, é capaz de utilizar os conhecimentos científicos, integrando-os a seus valores. Isso contribui para que a mesma tome decisões sobre seu cotidiano. Vários autores apontam que existe uma grande dificuldade de compreensão de alguns conceitos estruturantes da Genética. Entre os vários componentes que contribuem para tal ocorrência, destacam-se a abstração e lógica inerentes da Genética, ensino-aprendizagem não contextualizados, além do uso de metodologias não atualizadas (GIACÓIA, 2006). É comum os estudantes se interessarem por séries de investigação criminal, porém, nem sempre conseguem acompanhar os raciocínios referentes à Genética na resolução dos casos. Tendo em vista esse contexto, o presente projeto tem por finalidade propor um jogo didático que seja um instrumento de ensino de Genética, capaz de incentivar a cooperação entre os alunos, o diálogo, a troca de experiências e informações.Item Dramatização como estratégia pedagógica no ensino de Bioética(Editora Even3; NuDDEQ-UNILA, 2018) Angelo, Elisangela Andrade; Santos, Tiago Soares dosO termo Bioética foi utilizado pela primeira vez na década de 1970, pelo pesquisador americano Van Rensselaer Potter. De acordo com esse autor, a Bioética seria uma ponte entre o conhecimento biológico e os valores humanos. Desta maneira, essa área do conhecimento se propõe ao exercício da reflexão sobre questões éticas que envolvam o conhecimento e a aplicação de tecnologias relacionadas à Biologia e áreas Biomédicas (DURAND, 2014).