Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais por Autor "Gasparin, Marlene Niehues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Políticas de ensino do espanhol em Foz do Iguaçu: o desafio do ensino da Língua em contexto de fronteira(2019-07-22) Gasparin, Marlene Niehues; Carvalhal, Tatiana PereiraA proposta deste trabalho é avaliar as movimentações em torno de políticas linguísticas educativas na região de Foz do Iguaçu, considerando o ensino do espanhol como língua estrangeira. Para tanto, faz-se uma identificação das políticas de ensino do espanhol no Brasil e no Estado do Paraná, e, de modo mais específico, no munícipio de Foz do Iguaçu. Em seguida, propõe-se uma discussão considerando tanto essas políticas oficiais como os discursos de docentes atuantes no ensino da língua espanhola em escolas estaduais do município, durante o período de 2017 e 2018. Constatou-se que, além das políticas locais de ensino da língua espanhola já vigentes, ainda existe uma grande necessidade de implantar estratégias pensando no campo educacional a fim de haver maiores mudanças sociais por meio de formação profissional e do ensino que contribuam para a formação de alunos à luz da pluralidade e da busca pela melhor integração.