VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando VI Encontro de Iniciação Científica e II Encontro de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação por Autor "Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Cinemas, cidades e gêneros cinematográficos: A ficcionalização das periferias urbanas Latino-Americanas(2017-10-04) Todeschini, Luiz Fernando Roos; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaA intensa urbanização da América Latina nos últimos anos fez surgir, com a retomada neoliberal dos anos 1980, megalópoles que acentuam as desigualdades sociais e a violência urbana em toda a região. Como o cinema latino5americano tem narrado a vida urbana? A partir deste questionamento foi desenvolvida a primeira etapa da pesquisa, voltada para o mapeamento de filmes de ficção encenados nas grandes cidades latino5americanas entre os anos 1990 e 2000. Encontramos como característica geral dos filmes a representação da marginalidade social nos espaços urbanos permeados por discursos de alteridade, violência e desejo de justiça. Destacam5se os filmes Cidade& de& Deus&(Brasil, Fernando Meirelles, 2002) Ratas,& Ratones&y&Rateras (Equador, Sebastián Cordeiro, 1999), Tinta&Roja (Peru, Francisco Lombardi, 2000), Hermano (Venezuela, Marcel Rasquin, 2010) e Siete& Cajas& (Paraguai, Juan Carlos Maneglia e Tania Schembóri, 2012)Item Relatos urbanos: base de filmes sobre cinemas e cidades na América Latina(2017-10-04) Hernandez, Laura Camila; Almendra Filho, Dinaldo SepúlvedaDando continuidad a la primera etapa, el proyecto “Imaginarios urbanos latino-americanos: cinemas y ciudades en las márgenes de la modernidad tardía” (2015-2016) tiene por objetivo establecer relaciones entre cinema y ciudad, mediante la investigación exploratoria y descriptiva de narrativas cinematográficas ficcionales que retraten la ciudad y sus imaginarios en el contexto latinoamericano de los años 1990 a 2015. En este marco, se realiza un mapeo ciudad por ciudad, encontrando narrativas que siendo escenificadas en la ciudad latino-americana, cuentan diversas historias: de amor, de humor, de conflictos sociales, de familia, etc. Uno de los resultados que salta a primera vista es que en su grande mayoría los filmes reflejan la ciudad atravesada por los efectos de la modernidad tardía: olas migratorias, pobreza, sobrepoblación, contaminación, violencia, inseguridad, etc. (RUFFINELLI, 2013; RÍO, 2013).