Artigos de eventos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos de eventos por Autor "Horst, Tatiane"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente(Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23) Horst, Tatiane; Schmitt, Vanessa Luana; Redel, ElisangelaO ensino de gramática nas línguas estrangeiras recebeu diferentes enfoques ao longo da história do ensino de línguas, figurando em ambos os extremos: desde a sua idolatria até a sua completa aversão, nos últimos tempos. Para aqueles que vivenciam a prática docente nas salas de aula, todavia, é, ainda, um grande desafio aliar o ensino de gramática a uma prática interacionista e comunicativa. A LA, em especial, oferece uma dificuldade particular neste sentido, sendo considerada por muitos uma língua difícil e bastante “gramatical”, algo que deve ser desmistificado pelos docentes. Para além disso, faz-se necessário que o docente, mais do que ensinar ao aluno a se comunicar na língua estrangeira, o exponha a diversas formas de construção do conhecimento, de modo que ele alcance seus objetivos de aprendizagem de acordo com a sua individualidade. Neste sentido, apresentamos, neste trabalho, o projeto de extensão “Sprechen Sie Deutsch? Ensino de alemão para a comunidade”, refletindo como o docente desenvolve a AL nas aulas de LA, com base na pedagogia crítica e no conceito de multiletramento. Para a realização do trabalho nos baseamos nos pressupostos teóricos de Uphoff (2008), Schäfer (2013), Garcia (2002) e Lima (2014)