IC - Anais de Iniciação Científica e de Extensão da Unila
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Navegando IC - Anais de Iniciação Científica e de Extensão da Unila por Autor "Cruz, Andréia da"
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Item Anais do 1º Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila: "Conhecer e Transformar"(2012-06) Ciacchi, Andrea; Teixeira, Andrea de Chermont; Cruz, Andréia da; Almeida, Denner Mariano de; Castilha, Eduardo Dalcin; Delgado, Eliane; Ferreira, Emmanuelle Christianes; Marques, Erwin Becker; Barbosa, Fernando Cesar Mendes; Danelli, Lucas; Aguiar, Lucas de Moraes; Moura e Silva, Luisa Maria Nunes de; Monteiro, Samuel RodriguesA indissocialibidade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, cuja unidade caracteriza o processo pedagógico no ensino superior tem, neste evento, a manifestação da sua aplicabilidade. Os planos de trabalho e projetos de estudantes e orientadores de iniciação científica e extensão demarcam os processos formadores da capacidade de pensamento crítico dos futuros profissionais egressos de uma universidade inovadora. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes de graduação, que são introduzidos nos diferentes campos do Saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir sobre limitações das sociedades, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. A extensão é, por natureza, de vocação transformadora da realidade social, cultural e ambiental. Demanda uma ação de pesquisa, que pode ser chamada de pesquisa-ação ou de observação. Envolve a todos, comunidade universitária e comunidade onde está inserida a Universidade, num processo de troca de saberes. Os saberes e conhecimentos adquiridos, bem como as tecnologias produzidas, fomentam resultados coletivos sempre e quando são transferidos sob os princípios da responsabilidade, cooperação, solidariedade, racionalidade e da inclusão. Espera-se que cada estudante desenvolva atitudes críticas e habilidades de pesquisador, tais como dedicação, criatividade, honestidade, ética e compromisso com a transformação da realidade. O I Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila colabora para a avaliação e a exposição pública dos resultados dos projetos. Será realizada uma conferência de abertura composta pelo Magnífico Reitor Pro tempore da Unila, Hélgio Trindade, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Andrea Ciacchi, pela Pró-Reitora de Extensão, Luisa Maria de Moura e Silva e pelo pesquisador Flávio Bortolozzi, para expor ao público o tema “Pesquisa no Meio Acadêmico e suas Oportunidades”. O evento contará ainda com a palestra da pesquisadora Laura Tavares Ribeiro Soares com o título “A Pesquisa na Extensão”.Item Anais do 2º Encontro de Iniciação Científica da Unila "Resultados em debate"(2013-07) Ciacchi, Andrea; Cruz, Andréia da; Silva, Anilton Oliveira da; Prado, Berenice Schelbauer do; Muniz, Cláudia Maria Serino Lacerda; Ferreira, Emmanuelle Christianes; Marques, Erwin Becker; Montezol, Guilherme Otávio; Lima Júnior, Jayme Benvenuto; Löwenberg Neto, Peter; Tonatto, Regiane Cristina; Lucas, Yulla Gonçalves RuasO Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Unila (Probic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central em direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do II Encontro de Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes.