IC - Anais de Iniciação Científica e de Extensão da Unila
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando IC - Anais de Iniciação Científica e de Extensão da Unila por Autor "Budke, Maximiliano Stersa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Anais do 3º Encontro de Iniciação Científica da Unila “Pesquisa no século XXI: desafios e possibilidades”(2014-11) Souza, Abraão Jesse Capistrano de; Prado, Berenice Schelbauer do; Ely, Ivonete Marlene; Lucas, Yulla Gonçalves Ruas; Brito, Djuly Francielly; Budke, Maximiliano Stersa; Favaro, Giane de GodoyO Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) e da Universidade da Integração Latino-Americana - UNILA, incentivam e promovem a capacitação de estudantes de graduação para produzir conhecimento científico sob responsabilidade de um professor orientador. Na atividade, o orientador tem papel central em direcionar o desenvolvimento das atitudes críticas e habilidades do estudante à missão da Universidade. Neste processo, a iniciação científica tem a missão de aperfeiçoar a formação acadêmica e profissional de estudantes, que são introduzidos nos diferentes campos do saber pelas disciplinas e projetos de pesquisa docente para serem capacitados a refletir, formular e testar hipóteses, resolver problemas e situações colocadas, tanto pela simples curiosidade humana de conhecer quanto pela necessidade social de transformar. Constitui-se na formulação de questionamentos, na aprendizagem da elaboração do objeto de pesquisa, escolha dos referenciais epistemológicos e metodológicos, busca de informações, sistematização da argumentação e produção de conhecimento. Dada a importância dos projetos de pesquisa, propôs-se a realização do III Encontro de Iniciação Científica da UNILA como um espaço institucional de avaliação e exposição pública dos projetos de iniciativa docente, promovendo uma discussão sobre as necessidades de pesquisa e as dificuldades de desenvolvê-las concomitante à construção da universidade, de modo a registrar sugestões de docentes e estudantes.