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A muñeca rota e o colar de estilhaços: experiências surrealistas em Murilo Mendes e Julio Cortázar
(EDUNILA, 2024) Pessôa, Bárbara Piñeiro
Nos últimos anos, o debate sobre o surrealismo na América Latina foi redescoberto pela crítica acadêmica, dando origem a polêmicas e a novos estudos que não deixam descansar este “vivísimo muerto”, tal como o chamou Julio Cortázar. Este livro toma o surrealismo como biblioteca possível e provocação sobre o próprio conceito de literatura. Na leitura crítico-criativa de artistas e nas escolhas estéticas que empreendem em seus livros-collage, Julio Cortázar e Murilo Mendes abrem uma rede de relações que surgem de seus usos vanguardistas, que ora se aproximam e ora divergem do movimento francês. A crítica literária aqui se lança a desarmar núcleos fundamentais da engrenagem surrealista para tentar situar o leitor em um observatório dinâmico de alguns percursos da vanguarda menos evidentes no Brasil e na Argentina. Ao longo das páginas, podemos acompanhar de perto um trabalho de estudo do campo de ressonâncias e diálogos que o surrealismo impulsiona. Ao interessado sobre os fenômenos das artes, esta análise lança um olhar sensível sobre a recuperação dos ideais da vanguarda e sua relevância na formação de projetos literários e o diálogo que estabelecem com seus contextos.
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Educação para a paz: caminhos possíveis na educação infantil
(2024) Santos, Rafaele Paulazini Majela dos
O presente artigo aborda o tema educação para a paz, conceito que deve ser entendido pelos profissionais da educação e trabalhado desde a educação infantil, já que é parte integrante da Educação Básica. Estudos apontam que, no Brasil, os casos de violência praticadas contra crianças de 0 a 4 anos tem aumentado no período entre 2010 e 2017. Já em 2021 demonstrou que 67% das mães/pais de meninas e meninos de até 3 anos admitiram usar algum tipo de prática parental negativa com a criança. Esses dados são apontados pelo documento de prevenção de violência contra crianças. Diante disso, utilizaremos os aportes teóricos da disciplina Estudos para a Paz e o recente documento da prefeitura de São Paulo que aborda as diferentes violências contra bebês e crianças, para embasar o trabalho. Com isso, discutindo as violências e repensando práticas no caminho de uma educação para a paz na educação infantil.
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Relatório do internato em urgência e emergência no sistema único de saúde
(2024) Alves, Lucas Amaral Corrêa Cunha
O presente trabalho foi idealizado após a realização do internato de urgência e emergência no contexto do Sistema Único de Saúde, as vivências nos cenários das UPA’s (unidade de pronto atendimento) João Samek e Padre Ítalo, Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), o pronto socorro do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo, Central de regulação das urgências e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) se trata de um relatório descritivo que busca analisar e refletir sobre os desafios e experiências vividas, debater sobre condutas e ética médica e como os contextos socio-econômicos influenciam na tomada de decisão e abordagem. Como esse relatório foi elaborado durante todo o módulo que tinha carga horária de cerca de 600 horas, os comentários e estudos realizados envolveram situações reais com participação ativa do discente, sob orientação e supervisão médica. Esse período da formação acadêmica contribui para o desenvolvimento não apenas do conhecimento teórico, mas também para uma evolução do raciocínio humano frente às situações e condições de trabalho encontradas.
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Estudos de paz na nova ordem: dos pressupostos filosóficos aos estudos transversais
(2024) Freitas, Joana Gabriela Soares
Os Estudos sobre a Paz, são historicamente conhecidos por seus pensamentos críticos, representando um modelo de interpretação acerca dos fenômenos da paz e da guerra, antecedendo o próprio século XXI. Assim, diante da crescente importância de se compreender os pensamentos a luz das discussões que dominaram os estudos no contexto internacional, o trabalho terá como propósito delinear um caminho que forneça uma visão mais completa da lógica conflituosa de guerra e paz, realizando um levantamento de seu processo genealógico, a fim de privilegiar a compreensão destes pensamentos, e assim questioná-los enquanto objeto de representação e reprodução de ideias. Os estudos para a paz serão abordados por meio de uma perspectiva teórico-conceitual que apresentará seus elementos constitutivos através de suas origens e concepções. De uma forma geral, abordará sobre os princípios que fundamentaram a construção das ideias de paz numa perspectiva filosófica.
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A influência das organizações internacionais no processo educacional do sul global: estudo de caso da relação entre o Banco Mundial/UNESCO e o Brasil
(2024) Araujo, Igor Alexandre Faulstich de; Orientador: Marcelino Teixeira Lisboa
O objetivo deste estudo é investigar de que forma o Banco Mundial (BM) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) influenciaram as políticas educacionais no Brasil. São analisadas as políticas de formação educacional propostas por essas organizações internacionais no período pós-ditatorial até 2023. O foco recai sobre os atores estrangeiros envolvidos na implementação dessas políticas, com o intuito de examinar os objetivos subjacentes e os impactos dessas políticas no país, sob a perspectiva das Relações Internacionais. A abordagem teórica adotada é o liberalismo clássico, explorando questões como interdependência e cooperação em um sistema internacional teoricamente regido pela anarquia. Os dados são divididos em duas partes principais: primeiro, a análise de documentos oficiais provenientes do banco de dados do Banco Mundial; segundo, a análise das declarações e dos planos de ação desenvolvidos durante as Conferências Regionais de Educação Superior na América Latina e no Caribe (CRES) realizadas entre 1996 e 2024.