Bem-vindo ao RIUNILA. Este é o repositório digital da UNILA, construído para indexação, preservação e compartilhamento da produção intelectual da UNILA em formatos digitais como: imagens, artigos, teses, dissertações e vídeos.

Welcome to RIUNILA. This is UNILA's digital repository, built for indexing, preserving and sharing UNILA's intellectual production in digital formats such as: images, articles, theses, dissertations and videos.

Bienvenidos a RIUNILA. Este es el repositorio digital de UNILA, creado para indexar, preservar y compartir la producción intelectual de UNILA en formatos digitales como: imágenes, artículos, tesis, disertaciones y videos.

 

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 6 de 6

Submissões Recentes

Item
Estudo do efeito da moagem de alta energia nas características microestruturais do pó compósito GDC-AL₂O₃.
(2024) Gonzaga, Ana Beatriz Rodrigues
A céria dopada com gadolínio (GDC) é uma alternativa promissora como eletrólito sólido para células a combustível de óxido sólido (SOFC), devido à sua boa atividade catalítica e alta condutividade de íons de oxigênio. No entanto, apresenta algumas impraticabilidades, como a baixa resistência mecânica. A adição de alumina em amostras de óxidos de estrutura de fluorita (céria ou zircônia), tem-se mostrado capaz de intensificar a resistência mecânica. De semelhante forma, tem efeito na condutividade do grão e a condutividade do contorno do grão, que dependem de parâmetros como, microestrutura, impureza, solubilidade, processamento, etc. (KIM; PARK; CHOI, 2006). Tanto a condutividade do interior do grão quanto no contorno de grão, contribuem para a condução total de eletrólitos sólidos (ZHANG, 2006). Considerando isso, temos que a etapa da mistura e moagem é de grande importância no processo de fabricação do material compósito, pois define a homogeneidade microestrutural e a distribuição do tamanho de partícula (GUTIÉRREZ, 2002). No presente trabalho estuda-se o efeito da moagem de alta energia nas características do pó compósito GDC-Al₂O₃, buscando informações referentes ao refinamento de partículas, microdeformação da rede cristalina e a ocorrência de reações químicas, relacionando-as com a variação dos seguintes parâmetros: aumento da porcentagem de massa de alumina (5, 10, 20 e 30%), da razão entre corpos moedores e pó (10:1 e 20:1), e do tempo de moagem 93h e 6h). Através de análises microestruturais comprovou-se a presença de uma nova fase originada durante a moagem, o Óxido de Gadolínio de Alumínio. Similarmente por intermédio de uma análise comparativa entre os valores da largura à meia altura, notou-se um refino de cristalito da fase reforço (alumina) e uma microdeformação da rede cristalina verificada pelo deslocamento do pico e cálculo da variação da distância interplanar.
Item
Ambientes de ensino de arquitetura e urbanismo: análises e proposições para a construção de um espaço pedagógico.
(2024) Moreira, Thays de Carvalho
Este trabalho investiga a influência dos ambientes de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com foco na área de arquitetura e urbanismo na região sul do Brasil. Utilizando uma abordagem interdisciplinar que incorpora conceitos da neuroarquitetura, psicologia ambiental, sociologia e educação, o estudo busca compreender como os espaços físicos de aprendizagem impactam o desempenho dos estudantes e sua experiência de aprendizado. A pesquisa inclui análises de dados quantitativos e qualitativos, como questionários e observações, para examinar os aspectos físicos, sensoriais, emocionais e sociais dos ambientes de ensino. Os resultados esperados contribuirão para o desenvolvimento de proposições e recomendações para o projeto de espaços educacionais mais eficazes e estimulantes. Essa abordagem visa promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, inspirador e propício ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.
Item
Desenvolvimento do ensaio qualitativo por amplificação isotérmica mediada por Loop (LAMP) para diagnóstico de leishmaniose visceral canina.
(2024) Barcellos, Ema Carolina Almeida
A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é uma zoonose transmitida através da picada de flebotomíneos infectados pelo protozoário do gênero Leishmania da família Trypanosomatidae e representa uma preocupação significativa para a saúde pública em áreas endêmicas. Este estudo teve como objetivo desenvolver um ensaio qualitativo para a detecção de Leishmaniose Visceral Canina por meio da reação isotérmica mediada por loop (LAMP). Considerando amostras de sangue de 53 cães sintomáticos, o ensaio foi padronizado utilizando um protocolo pré-estabelecido e comparado com a técnica molecular padrão ouro (qPCR). Durante o processo de padronização, identificaram-se desafios relacionados à reprodutibilidade, fenômeno amplamente documentado na literatura científica, estes desafios foram enfrentados através da implementação de práticas laboratoriais apropriadas. Apesar dos desafios, os resultados destacam o potencial do método LAMP como uma abordagem eficaz e precisa para o diagnóstico de cães sintomáticos, contribuindo para o controle da Leishmaniose Visceral Canina e prevenção da transmissão zoonótica. A análise revelou que o método LAMP evidenciou uma sensibilidade de 100% (IC 95%) e especificidade de 100% (IC 95%) para amostras de sangue. A análise da Curva ROC reforçou a capacidade do LAMP em distinguir entre cães com Leishmaniose Visceral Canina e controles saudáveis, consolidando sua eficácia como uma ferramenta diagnóstica confiável.
Item
Maternidade sob o olhar antropológico: reflexões sobre tornar-se mãe e antropóloga.
(2024) Rosa, Silvia Thais Corrêa Cezar Gonsalves
O presente trabalho analisa a maternidade a partir de uma perspectiva multifacetada, transcendendo a visão de que a maternidade é uma condição natural, intrínseca e inerente às mulheres. É importante salientar que este trabalho foi gestado e nasceu juntamente com o processo de tornar-se mãe da própria pesquisadora, que mediante as suas vivências enquanto “mãe de primeira viagem” e acadêmica de antropologia, se deparou com diversas inquietações, questionamentos e processos autorreflexivos sobre o que representa ser mulher e mãe na sociedade. Neste trabalho, o pessoal foi tomado como investigativo e científico. A partir da análise da narrativa pessoal, possibilitada pela abordagem autoetnográfica, juntamente com o aporte bibliográfico, buscou-se aprofundar a discussão sobre a complexidade dos fenômenos sociais, culturais e psicológicos que envolvem a maternidade, apresentando a realidade multifacetada do maternar e os desafios enfrentados por mulheres ao longo da história. Para tanto, buscou-se apresentar um breve resgate histórico de discursos que foram elaborados ao longo dos séculos acerca das mulheres e da maternidade, que constituem essa construção da maternidade e de ideias que ainda estão enraizados em nosso imaginário social. Além disso, buscou-se apresentar um breve panorana acerca das lutas das mulheres e do movimento feminista frente a esses processos, além de refletir sobre como a temática da maternidade está inserida no contexto do fazer antropológico, para que novos caminhos possam ser delineados no campo da Antropologia. A partir deste trabalho, observa-se a importância em discutir sobre este tema que ainda é invisibilizado em nossa sociedade, inclusive no meio acadêmico. Este estudo aponta a importância da continuidade de pesquisas, especialmente sobre a questão da saúde mental das mulheres frente ao maternar, para promover um entendimento mais plural das realidades e vivências de mulheres mães na sociedade. Nesse sentido, observa-se a necessidade de análises mais profundas a partir da interseccionalidade, considerando que a maternidade é atravessadapor condições de raça, classe e gênero, atingindo mulheres e suas subjetividades de formas diferentes.
Item
Relato de experiência: a contribuição do plantão psicológico como ferramenta de acolhimento na atenção primária à saúde na cidade de Foz do Iguaçu-PR.
(2024) Machado, Marilia Castelo Branco
O plantão psicológico busca atender a pessoa o mais próximo de seu pedido de ajuda. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de implantação desse serviço para favorecer a prevenção e promoção em saúde e se o mesmo pôde ser eficaz na redução da fila de espera por atendimento de psicoterapia. O plantão psicológico foi desenvolvido como prática da Residência em Saúde da Família em uma unidade de saúde do município de Foz do Iguaçu como instrumento de escuta e aconselhamento para favorecer a prevenção e a promoção em saúde no contexto da atenção básica. Na prática do plantão psicológico foi utilizado como referencial a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers. Como método de estudo o relato de experiência fenomenológico. Para o registro utilizou-se como instrumento de coleta de dados o diário de campo. Ao total foram 129 atendimentos realizados a 89 pessoas. A maioria (70,0%) ‘satisfeita’ com 1 atendimento e, ‘esgotando as ferramentas’ do plantão, apenas 6,0% foi encaminhado a outros serviços. O plantão pode ser ferramenta de acolhimento em saúde mental. É necessário o fortalecimento de políticas públicas que garantam acesso da população ao psicólogo e condições de trabalho para essa categoria.