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Submissões Recentes
REPARAÇÃO HISTÓRICA E IMPERIALISMO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS
(2025) SILVA, Victor Ferreira E.
Este trabalho objetiva analisar a questão da reparação histórica e o atual estágio desse debate ético-político no cenário internacional, como problemática das Relações Internacionais contemporâneas. Entende-se que as reparações pelos danos dos períodos coloniais nos países do sul global é um dos temas fundamentais da política externa de muitos governos, e um importante movimento de reivindicações tem crescido nesse sentido. Buscamos analisar o modelo econômico geral das colonizações e do imperialismo dos séculos XIX e XX, base da argumentação em torno das reparações, bem como os estudos que embasam os pedidos já feitos e as diferentes formas de reparação que se apresentam no contexto internacional contemporâneo. Por fim, abordamos a relação desse debate com a estrutura de poder nas Relações Internacionais, marcada pelo controle das economias hegemônicas, constituindo esta estrutura um impedimento para o avanço real das reparações históricas devidas.
O uso de tecnologias digitais para a melhor compreensão e análise sobre educação financeira
(2024) Silva, Wilson Aparecido da
O presente trabalho será uma proposta de sequência didática para alunos da 3ª série do ensino médio pautada no ensino da matemática financeira, com o uso de tecnologias digitais, como principal ferramenta para discussão de diferentes questões socioeconômicas da América Latina e Caribe. Deste modo, buscamos analisar se o uso de tecnologias digitais contribuiu de forma significativa no aprendizado da matemática financeira e se esta é realmente essencial para uma formação mais cidadã. Aliás, para Méheut (2005) sequência didática como uma sequência de aulas cujas atividades fundamentadas em diferentes abordagens de ensino visam auxiliar o aluno na compreensão do conhecimento científico escolar, ele ainda propõe que durante a estruturação de sequências didáticas se busque articular quatro componentes básicos do processo de ensino e aprendizagem: o docente, os discentes, o mundo material e o conhecimento científico. Desta forma, como metodologia proposta, foram ministradas três aulas, que envolveram trabalhos teóricos, interpretação de textos, análise de vídeos, e a execução e manipulação de tecnologias digitais para a discussão sobre hipóteses e análises de dados. Conforme Pozo e Crespo (1998) uma aprendizagem que possa fazer sentido para os estudantes requer uma (re)estruturação conceitual e o uso de diferentes estratégias de ensino, ou seja, muitas vezes o professor precisa fugir do tradicional e inovar em suas aulas. O uso de tecnologias digitais pode ser uma dessas estratégias. Durante os trabalhos, as reações, participações e interpretações apresentadas pelos alunos mostraram que o emprego de uma sequência didática planejada, com atividades diferenciadas e complementares, propiciou uma melhor aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo.
Anemia grave por carência nutricional e sua repercussão no neurodesenvolvimento pediátrico: relato de caso
(2024) Medrano, Yuricia Rivera
A anemia é definida por uma baixa concentração de hemoglobina em relação à média observada em uma população saudável do mesmo sexo e idade. A deficiência de ferro representa a deficiência nutricional mais prevalente em crianças e ocorre quando o ferro corporal é insuficiente para manter as funções fisiológicas normais. Vários fatores podem aumentar o risco para desenvolver anemia ferropriva como prematuridade, baixo peso ao nascer, uso de fórmulas sem ferro, introdução precoce de leite de vaca e amamentação exclusiva sem suplementação adequada após os seis meses de idade, além de condições socioeconômicas desfavoráveis. Isto posto, este texto traz um relato de caso de anemia grave por carência nutricional e sua repercussão no neurodesenvolvimento pediátrico, tendo como objetivo apresentar as condutas iniciais e o manejo subsequente em pacientes com anemia ferropriva, tanto moderada quanto grave. A paciente feminina, de 1 ano e 9 meses, procedente do Paraguai, chega no serviço hospitalar com quadro de diarreia, astenia, perda de força nos membros inferiores, limitação motora, inapetência e alopecia. Com histórico de prematuridade, apresentando atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, má alimentação e sem acompanhamento nas consultas de puericultura. Com o presente caso, é possível observar a importância da identificação e avaliação da anemia ferropriva, seguidas de intervenções terapêuticas adequadas, que possibilita, de maneira específica, a recuperação dos danos causados.
Resumen
La anemia se define como una baja concentración de hemoglobina em comparación con el promedio observado en una población sana del mismo sexo y edad. La deficiencia de hierro representa la deficiencia nutricional más prevalente en niños y ocurre cuando el hierro corporal es insuficiente para mantener las funciones fisiológicas normales. Varios factores pueden aumentar el riesgo de desarrollar anemia por deficiencia de hierro, como la prematurez, bajo peso al nacer, el uso de fórmulas sin hierro, la introducción temprana de leche de vaca y la lactancia materna exclusiva sin suplementación adecuada después de los seis meses de edad, además de condiciones socioeconómicas desfavorables. Dicho esto, este texto presenta un reporte de caso de anemia grave por deficiencia nutricional y su repercusión en el neurodesarrollo pediátrico, con el objetivo de exponer las conductas iniciales y el manejo posterior en pacientes con anemia por deficiencia de hierro, tanto moderada como grave. La paciente, una niña de 1 año y 9 meses, proveniente de Paraguay, llega al servicio hospitalario con cuadro de diarrea, astenia, pérdida de fuerza en los miembros inferiores, limitación motora, inapetencia y alopecia. Con antecedentes de prematurez, retrasos en el desarrollo neuropsicomotor, mala alimentación y sin seguimiento en consultas de puericultura. Este caso resalta la importancia de la identificación y evaluación de la anemia por deficiencia de hierro, seguida de intervenciones terapéuticas adecuadas que permitan, de manera específica, la recuperación de los daños causados.
Promoção da saúde do migrante, um enfoque holístico: relato de experiência
(2025) Estavien, Yonel
A busca pela saúde é um direito fundamental, mas para muitos migrantes, refugiados e apátridas, esse caminho é repleto de barreiras culturais, linguísticas e estruturais. Este relato descreve a experiência de implementação do projeto “Promoção da Saúde do Imigrante: Um Enfoque Holístico” desenvolvido em Foz do Iguaçu, PR, com o objetivo de tornar os serviços de saúde mais acessíveis e humanizados para essas populações. A iniciativa, realizada entre julho e dezembro de 2024, nasceu da necessidade de acesso e oferecimento de um atendimento que respeite as diferenças culturais e linguísticas dos migrantes. Em parceria com a Associação des Jeunes Haitiens en Science de la Santé - AJHASS, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNILA e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania , o projeto focou na capacitação de profissionais de saúde, encontros com a população migrante e refugiada e na criação de materiais educativos multilíngues. A metodologia qualitativa utilizada incluiu levantamento de dados para identificar as barreiras enfrentadas pelos migrantes no acesso aos serviços de saúde, além da parceria com instituições locais. Foram produzidas e traduzidas cartilhas em várias línguas, além de serem promovidas oficinas de sensibilização para profissionais de saúde, grupo de terapia comunitária e realização de 04 oficinas para pessoas migrantes e refugiadas. Os impactos foram evidentes, profissionais mais preparados para acolher pacientes estrangeiros, migrantes mais conscientes sobre seus direitos e um fortalecimento da rede de apoio comunitário. No entanto, desafios como resistência social e escassez de recursos descobriram que há um longo caminho a percorrer para garantir um atendimento verdadeiramente equitativo.
Assistência pré-natal e seus desdobramentos a uma gestante no âmbito da atenção primária à saúde: um relato de caso
(2025) Furquim, Marcella Bieites Marinho da Silva
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como uma de suas atribuições a condução e a coordenação do cuidado no pré-natal conforme preconizado pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). É competência da equipe de saúde multiprofissional, o acolhimento e a atenção à saúde da gestante e da criança, desde a promoção de saúde, prevenção de doenças, tratamento de agravos durante a gestação e puerpério. (Brasil, 2011), sendo assuntos prioritários e objetos de ações de incentivo, financiamento e monitoramento contínuo. Conforme relatório do Ministério da Saúde de 2020, o Brasil conseguiu avanços expressivos na redução da mortalidade infantil em 2018, com 14,4 óbitos de menores de cinco anos de idade a cada 1.000 mil nascidos vivos. (Brasil, 2020). Contudo, apesar dos esforços em melhorar a atenção prestada a esses grupos no âmbito da saúde, a morbimortalidade materna também em queda, ainda é alta no país, maior quando reduzido o escopo para determinados estados e municípios, como é o caso de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, que apresentou aumento dos óbitos maternos, em sua maioria por causas evitáveis pela condução de um pré-natal adequado, chegando à razão de 71,41 mortes a cada 100 mil nascidos vivos em 2016. (SIM/SINASC DBF 10/02/2022). Esse trabalho teve o objetivo de apresentar cuidados atribuídos a uma paciente multípara em gestação de risco habitual no âmbito da unidade básica de saúde e seus desdobramentos, de modo a contribuir para redução da morbimortalidade materno-fetal no município, reforçando o que é demonstrado nos textos de comitês internacionais, legislações, portarias e programas de incentivo, de que uma gestante acompanhada adequadamente, de forma multiprofissional, longitudinal e integral, tende a maior satisfação e adesão às recomendações e tratamentos preconizados, além de, apresentar menos intercorrências, com melhores desfechos da gestação.